Política

Parlamento aprova em votação final recomendação ao Governo para que arranque com TGV

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 11-01-2024

A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global, a recomendação do PS ao Governo para que lance o concurso para o primeiro troço da linha de alta velocidade Porto-Lisboa até final de janeiro, apenas com a abstenção do Chega.

PUBLICIDADE

O projeto de resolução do PS recomenda ao Governo que “tome todos os passos necessários ao lançamento do concurso para o primeiro troço da Linha de Alta-Velocidade (LAV) Porto – Lisboa antes do final do prazo para as candidaturas ao Connecting Europe Facility (CEF)”, 30 de janeiro.

Estão em causa, segundo o Governo, cerca de 730 milhões de euros destinados exclusivamente a Portugal em fundos comunitários, caso o executivo português, que está demissionário, reúna condições políticas mínimas para apresentar em Bruxelas uma candidatura bem-sucedida até ao dia 30 deste mês.

PUBLICIDADE

O projeto de resolução do PS recomenda ainda ao Governo que “prossiga com o trabalho necessário ao lançamento dos concursos seguintes da LAV Porto – Lisboa, de forma a manter viável a conclusão deste projeto dentro dos prazos que foram anunciados”.

O PSD anunciou na terça-feira que votaria a favor desta resolução do PS porque “nunca será um entrave” ao desenvolvimento, mas remeteu para o Governo a “exclusiva responsabilidade” pelas soluções técnicas e de financiamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Em votação final global, foi também aprovado parte de um projeto de resolução do BE que pede que, no traçado da alta velocidade, se considerem “as preocupações das autarquias e populações afetadas”, mas rejeitada a parte que pede que se baixe o valor do passe ferroviário nacional para 40 euros.

Igualmente aprovada foi parte de recomendação do PCP que pede que o Governo atenda à contribuição e às necessidades das populações e das autarquias face aos impactos da Linha de Alta Velocidade Porto–Lisboa, mas rejeitando que se assegurem os recursos necessários para a atribuição de compensações a entidades públicas ou privadas que venham a ser afetadas.

Uma outra resolução do PCP foi também aprovada nos pontos que pedem que se acelere a concretização da linha de Alta Velocidade Ferroviária Porto – Lisboa, mas com a maioria a rejeitar que se abandone o modelo de Parceria Público-Privada para o desenvolvimento da obra.

O parlamento aprovou ainda a recomendação do Livre ao Governo para que retome os comboios noturnos internacionais entre Portugal e Espanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE