Saúde

Pare de fumar e diga olá a uma vida ativa e saudável. Siga esta dicas

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 21-05-2024

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no próximo dia 31 de maio, a cadeia de ginásios premium low cost, Fitness Hut, pertencente ao VivaGym Group, une-se à causa global contra o tabagismo e explica como o exercício físico pode ajudar todos aqueles que deixaram de fumar recentemente ou que estão a pensar nessa possibilidade. Deixar de fumar é complexo, mas no desporto é possível encontrar um aliado fiel para ajudar a alcançar um estilo de vida sem fumo e cheio de vitalidade.

PUBLICIDADE

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou. Provoca mais de 8 milhões de mortes por ano, das quais mais de 7 milhões se devem ao consumo direto de tabaco e cerca de 1,3 milhões resultam da exposição de não fumadores ao fumo passivo1. Neste sentido, o exercício físico e o desporto não só são essenciais para manter um corpo forte e em forma, como também podem ser ferramentas poderosas para vencer esta dependência a que se juntam todos os dias cerca de 80.000-100.000 jovens no mundo2.

Inúmeros estudos demonstram que a atividade física regular pode ajudar a reduzir os desejos de nicotina e a melhorar o humor durante o processo de deixar de fumar3. Em suma, o exercício físico regular e controlado reduz os níveis de ansiedade provocados pelo facto de se deixar de fumar, ao mesmo tempo que alivia os sintomas provocados pelos sintomas de abstinência.

PUBLICIDADE

Inclusão do desporto na rotina

O desporto deve ser incluído de forma personalizada e progressiva. O ideal é começar com sessões de 20 minutos, no máximo, em que é feito um trabalho cardiovascular leve, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer exercício na elíptica. Esta prática deve ser sempre controlada e sem exceder a intensidade, por isso o ideal é evitar declives acentuados se a opção for fazer exercício ao ar livre. “Pode começar com três sessões de 20 minutos na primeira semana e adicionar minutos às sessões até conseguir fazer confortavelmente 45-50 minutos, altura em que podemos aumentar a frequência dos treinos até cinco dias por semana”, explica Daniel Galindo, Diretor do Departamento de Experience & Innovation do VivaGym.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Deixar de fumar pode provocar aumento de peso

“Não vamos negar que há provas de que deixar de fumar pode, em alguns casos, levar a um aumento de peso, por isso é necessário estabelecer um plano: tente incluir mais fruta e vegetais na sua dieta, bem como muita água e evite ao máximo os alimentos processados. Se conseguir combinar isto com algum treino de força no ginásio, verá que os resultados são exponenciais e será o seu próprio corpo que lhe pedirá para voltar ao ginásio no dia seguinte”, acrescenta.

Exercícios contraindicados durante o processo de deixar de fumar

“Isso dependerá sempre do seu nível de aptidão física, mas, a priori, não existe nenhum, basta evitar esforços de alta intensidade que possam levar a uma falta de oxigénio ou a uma possível lesão muscular”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE