Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Paralisia Cerebral de Coimbra organizou Encontro de Boccia Sénior

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-12-2016

Cerca de três dezenas de utentes do Lar Integrado da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), do Centro de Dia do Ateneu de Coimbra, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e da Residência Cristo Redentor da Fundação ADFP participaram ontem (29 de novembro) no II Encontro de Boccia Sénior da APCC.

PUBLICIDADE

boccia

Em equipas mistas e divididos por três campos de jogo, realizaram algumas partidas, não sem algum espírito competitivo, mas sobretudo com grande vontade de fazer o seu melhor. A iniciativa permitiu a muitos retomar o contacto e a outros até estrear-se numa modalidade desportiva da qual podem retirar grandes benefícios.

PUBLICIDADE

publicidade

O boccia sénior, além de contribuir para manter um estilo de vida ativo, permite conservar a capacidade funcional e autonomia física, bem como melhorar a mobilidade articular, a força muscular e a motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

A prática do boccia por idosos promove ainda uma competição saudável que permite aumentar a sensação de bem-estar e autoestima e combater o isolamento e inícios de depressão, sendo um desporto simples de aprender.

PUBLICIDADE

O II Encontro de Boccia Sénior, que se realizou no Pavilhão do Clube de Futebol União de Coimbra, serviu ainda para divulgar a Bocciateca da APCC – o primeiro centro de recursos da modalidade a ser criado em Portugal – através da qual são disponibilizados equipamentos desportivos e demais materiais.

A Bocciateca da APCC foi um dos projetos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Seniores, que reconhece e apoia projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma modalidade mista dirigida, na sua vertente competitiva, a pessoas com deficiências motoras graves, mas que pode também ser praticada enquanto atividade de lazer. Foi introduzida em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela APCC, que desde o ano seguinte participa regularmente com atletas em competições nacionais e internacionais.

As instituições interessadas em fomentar o boccia sénior entre os seus utentes e nas suas dependências podem contactar a Bocciateca (através do mail desporto@apc-coimbra.pt) para o empréstimo dos kits para a prática da modalidade, bem como outro tipo de apoio/formação que possa ser necessário. O objetivo é estabelecer um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com