Desporto

Paralímpicos: Ciclista de Coimbra Telmo Pinão diz que diploma é “um rebuçadinho” que se junta ao recorde

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 26-08-2021

O ciclista Telmo Pinão considerou hoje que o diploma conquistado nos 3.000 metros de perseguição individual C dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 é “um rebuçadinho”, que se junta ao recorde nacional e que o deixa ainda mais feliz.

PUBLICIDADE

“Sinto-me feliz com o que fiz, o diploma é mais um rebuçadinho que me cai no colo assim de repente, mas tudo isto é fruto de um trabalho de anos e, sobretudo, desta época”, afirmou Pinão, pouco depois de ter subido do nono para o oitavo lugar, na sequência da desclassificação de um ciclista belga.

Ewoud Vromant, que tinha conseguido o melhor tempo na eliminatória, com a marca de 3.30,290 minutos, que seria novo recorde do mundo, foi desqualificado por irregularidades na bicicleta, permitindo ao ciclista português entrar no grupo dos oito primeiros classificados.

PUBLICIDADE

Telmo Pinão concluiu a prova em 4.03,192 minutos, marca que lhe permitiu retirar mais de quatro segundos ao seu próprio recorde nacional (4.07,911) e que o deixou bastante satisfeito.

“Tirar aqui quatro segundos ao recorde nacional é muito bom, é perfeitamente divinal”, disse o ciclista, de 41 anos, admitindo que se antes da prova lhe dissessem que iria melhorar a marca em um segundo “já ficava muito contente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Pinão, que se tornou no primeiro ciclista português a competir na variante de pista em Jogos Paralímpicos, afirmou que “não é fácil retirar tanto tempo ao recorde nacional” e lembrou que desde 2019 que não treina em pista.

O ciclista natural de Coimbra disse que se inscreveu na prova de pista “à última hora”, reconhecendo como “ótimo” o resultado conseguido hoje no Velódromo de Izu e fruto de um trabalho de 12 anos, que se intensificou nos últimos sete.

“Ando aqui há 12 anos, mas só em 2014 comecei no Alto Rendimento. É ótimo, sinto que mereço este lugar”, afirmou o ciclista, que não tem parte da perna esquerda.

Durante a eliminatória, na qual os quatro melhores garantiram acesso à luta pelas medalhas, o recorde do mundo foi batido três vezes, a última das quais pelo Vromant, mas a desclassificação do belga anulou a marca.

O novo recordista do mundo é o francês Alexandre Laute, que marcou 3.31,817, pouco depois de o japonês Shota Kawamoto ter cronometrado 3.36,117.

Na final, Laute assegurou a medalha de ouro, impondo-se ao australiano Darren Hicks, que ficou com a prata.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE