Coimbra

Parado mais uma vez. É esta a (triste) vida do Elevador do Mercado em Coimbra

António Alves | 55 minutos atrás em 06-09-2025

Equipamento foi inaugurado em 2001 com o objetivo de facilitar o acesso dos turistas e moradores entre a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra.

“O elevador encontra-se imobilizado, estando assim o serviço temporariamente interrompido, para efeitos de intervenção técnica e de manutenção do equipamento”. É esta a informação colocada na entrada da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (junto ao Mercado D. Pedro V) deste equipamento municipal.

A data em que foi tomada esta decisão não é conhecida, pois não foi colocada nos papéis colados, e também não foi possível saber no local porque não se encontrava quem pudesse confirmar tal informação.

PUBLICIDADE

Se, nesta entrada, ainda era possível saber o que estava a acontecer, o mesmo não se passa na Rua Padre António Vieira. Nesta saída/entrada, para além de não existir nenhuma informação afixada, é notória a falta de limpeza do local.

Um dos espaços, que fica junto a umas escadas de madeira de apoio – alguns degraus já não existem -, é mesmo usado como casa de banho, sendo o cheiro no local algo nauseabundo.

Veja imagens do estado atual do Elevador do Mercado

Para além da falta de limpeza do local, quem ali passa pode sempre tirar uma foto da cidade. mas o melhor é mesmo não olhar para baixo, já pode deparar-se com muito mato, trotinetes e até um colchão.

Em abril deste ano, o município referiu que este equipamento, devido à sua idade, necessita de “muita manutenção” e que já se encontra no “limite da sua vida útil”.

O Notícias de Coimbra solicitou informações sobre a decisão de encerramento temporário e o que pretende fazer no futuro ao Elevador do Mercado em Coimbra.

Veja o Direto NDC na entrada superior do equipamento municipal

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE