Extra

Para que servem os botões metálicos nas calças de ganga?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 23-05-2025

À primeira vista, os pequenos rebites metálicos nas calças de ganga parecem apenas um detalhe decorativo que acompanha o estilo clássico desta peça de roupa. Contudo, estes pequenos elementos têm uma história e uma função mais importante do que muitos imaginam.

A origem dos rebites remonta a 1873, quando as calças de ganga começaram por ser roupa de trabalho para mineiros, agricultores e operários. Na altura, um alfaiate inteligente percebeu que as costuras das calças rasgavam facilmente, sobretudo nos pontos de maior tensão, como os cantos dos bolsos. A solução foi simples e eficaz: reforçar os pontos com pequenos rebites metálicos, geralmente de cobre, para aumentar a resistência do tecido e evitar rasgões.

Esta inovação garantiu uma durabilidade muito maior às calças e tornou-se rapidamente num padrão na produção dos jeans. Apesar das técnicas de costura modernas que já não exigem estes reforços, as marcas mantêm os rebites como símbolo de autenticidade e tradição, mais do que por necessidade prática, conta a GreenVibe.

PUBLICIDADE

Outro detalhe curioso e pouco conhecido do design das calças de ganga é o pequeno bolso extra dentro do bolso da frente, geralmente do lado direito. Embora hoje pareça um acessório quase inútil, foi criado para proteger os relógios de bolso, que eram comuns à época, garantindo que não se movessem ou riscassem.

Atualmente, o jeans é uma peça de vestuário universal, sendo estimado que mais de 70% da população mundial tenha pelo menos um par — o que corresponde a mais de 5,6 mil milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE