Saúde

Para dormir bem à noite basta adotar estes 8 hábitos durante o dia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-04-2023

Todos nós procuramos ter uma boa noite de sono, mas por motivos que não sabemos existem noites mais complicadas que não nos deixam pregar olho.

PUBLICIDADE

Quando dorme bem está a “contribuir para o equilíbrio emocional e é durante o sono que são estabilizados os processos imunológicos, ou seja, é durante o sono que se dá o aumento das defesas do organismo e a resistência às infeções. Mais ainda, é também nesse período que são estabelecidos e consolidados vários processos cognitivos, de como é exemplo a memória”, revela a psicóloga do site Vidaativa, Ana Graça.

Os distúrbios do sono ameaçam a saúde e a qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial. Aliás, apenas menos de um terço deste grupo de pessoas procura ajuda profissional, acrescenta.

PUBLICIDADE

A psicóloga esclarece as consequências da falta de sono que passam pela “redução da capacidade de concentração, diminuição da produtividade académica e profissional, diminuição do desempenho cognitivo, diminuição da capacidade de condução (a falta de sono é uma das principais causas de acidentes rodoviários), desenvolvimento de problemas de saúde, como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes; alterações na regulação de várias hormonas, como as de crescimento e as que regulam o apetite e maior risco de sofrer de várias perturbações mentais, como as perturbações depressivas e ansiógenas.”

Mas a boa notícia é que a maioria dos distúrbios do sono são tratáveis e evitáveis. Conheça 8 hábitos a adotar para dormir bem.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Ana Graça, tem que limitar as sestas diurnas, as da tarde, pois interferem com o sono noturno.

Também manter uma rotina de prática de atividade física é importante. “A prática de atividade física contribui para o aumento do tempo total de sono”, diz.

O terceiro hábito a implementar é limitar a ingestão de cafeína e nicotina. As substâncias podem ter influência no sono noturno, sobretudo se consumidas próximo do final do dia.

Definir uma rotina e cumpri-la é o quarto hábito. “Não basta ir para a cama sempre à mesma hora, importa também definir e cumprir um horário para levantar”, explica Ana Graça.

A psicóloga menciona ainda a questão de resolver preocupações e problemas durante o dia. “Importa não deixar arrastar as preocupações diárias até à hora de deitar. Os problemas e as ansiedades não devem ser levados para a cama.”

Descomprimir ao final do dia. Após um longo e cansativo dia de trabalho importa fazer algo relaxante e tranquilo.

Ao jantar experimente comer comidas leves, pois as refeições pesadas não são indutoras de uma boa noite de sono. 

Por último, baixar as luzes isto para contrariar as dificuldades em adormecer. Este cuidado vai contribuir para a produção da melatonina, hormona indutora do sono, conta a profissional da área da psicologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE