Mundo

Papa Francisco participará na cimeira virtual do clima organizada pelos Estados Unidos da América

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-04-2021

O Papa Francisco será uma das personalidades que intervirá na cimeira virtual sobre a crise climática, promovida pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e que acontecerá quinta e sexta-feira.

PUBLICIDADE

O Papa será um dos palestrantes do primeiro dia, do qual participarão cerca de 30 chefes de Estado e de Governo, incluindo os presidentes russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping.

Na cimeira, os Estados Unidos irão pressionar os principais poluidores globais, pedindo-lhes para aumentarem as suas metas na luta contra o aquecimento do planeta.

PUBLICIDADE

publicidade

Biden pretende mostrar que os Estados Unidos estão de regresso ao combate contra as alterações climáticas, num encontro que junta potências mundiais que representam cerca de 80% das emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.

Nesta cimeira, o Presidente russo deverá realçar o seu compromisso em diminuir as emissões líquidas de gases de efeito estufa, que ficará abaixo do nível prometido pela União Europeia, que pretende reduzir em pelo menos 55% das suas emissões até 2030 (comparando com 1990).

PUBLICIDADE

Muitos olhares e ouvidos nesta cimeira dirigem-se também para a China, que no sábado se comprometeu a “cooperar” com a estratégia de combate às alterações climáticas, após uma visita do enviado especial dos EUA para esta questão, John Kerry, na preparação do encontro desta semana.

Putin e Xi participarão da sessão de abertura que destacará a “necessidade urgente” de as principais economias mundiais fortalecerem o seu compromisso na luta contra as mudanças climáticas para manter a meta de limitar o aquecimento global em 1,5 graus Celsius.

Biden será o responsável pelo discurso de abertura dessa primeira sessão, na qual também farão intervenções o Presidente francês, Emmanuel Macron, os primeiros-ministros britânicos, Boris Johnson, e italiano, Mario Draghi, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Na sessão, estarão ainda os presidentes da Colômbia, Iván Duque, da Argentina, Alberto Fernández, do Brasil, Jair Bolsonaro, do Chile, Sebastián Piñera, e do México, Andrés Manuel López Obrador.

Outras presenças a salientar serão as dos presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, sul-africano, Cyril Ramaphosa, indiano, Narendra Modi, e sul-coreano, Moon Jae-in, bem como a dos chefes de Governo japonês, Yoshihide Suga, e do canadiano, Justin Trudeau.

Também estarão presentes o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o rei saudita, Salman bin Abdulaziz.

A cimeira virtual contará com uma sessão dedicada ao setor privado, que contará com a presença de gestores de organizações como a Allianz, Oliver Bate, o Citigroup, Jane Fraser, e o Bank of America, Brian Moynihan.

Outros participantes serão a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

A cimeira dedicará uma sessão às iniciativas locais, com a presença das autarcas de Paris, Anne Hidalgo, da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, e de Nova Orleães, LaToya Cantrell.

Além destas sessões, haverá uma apresentação sobre os desafios da segurança global, com a participação do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e dos ministros da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, Espanha, Margarita Robles, Japão, Kishi Nobuo, Reino Unido, Ben Wallace, e Iraque, Yumad Enad.

No segundo dia, sexta-feira, o encontro contará com as intervenções dos primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, da Dinamarca, Mette Frederiksen, da Noruega, Erna Solberg, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE