Coimbra

Pandemia em foco nas exposições do Estação Imagem em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 24-05-2021

O trabalho de voluntários no norte de Itália, a crise que se instalou em Manaus, ou a mobilização de um hospital português contra a covid-19 são algumas das propostas do Estação Imagem, que arranca no sábado, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O Prémio Estação Imagem 2021, que se estende até 24 de julho, propõe nove exposições em diversos espaços da cidade, onde são abordados vários temas, com destaque para a pandemia, a partir de três visões “muito distintas”, disse à agência Lusa o diretor do evento, Luís Vasconcelos.

Na Sala da Cidade da Câmara de Coimbra, vai ser apresentado uma exposição do italiano Fabio Bucciarelli, que acompanhou em 2020 equipas da Cruz Vermelha no epicentro da pandemia em Bergamo, norte de Itália.

PUBLICIDADE

“É um trabalho muito bom que fez umas sete ou oito primeiras páginas do The New York Times”, notou Luís Vasconcelos.

Já no Teatro Académico de Gil Vicente, o festival promove uma exposição de Felipe Dana, intitulada “Morte e Negação na Amazónia”, sobre o impacto da pandemia em Manaus, no Brasil, e na galeria da Casa da Cultura é exposto o trabalho “SNS – Covid-19: Mobilização Geral”, do fotojornalista Manuel Roberto, em torno do esforço dos profissionais de saúde no Hospital de São João, no Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

O drama dos refugiados é também tema no festival, a partir de trabalhos de Muhammed Muheisen e de Magnus Wennman.

Uma reflexão sobre a democracia americana com imagens da Agence France-Presse, uma viagem à democracia pós-soviética do Quirguistão, por William Daniels, a mostra das fotografias vencedoras da edição de 2020 e uma exposição coletiva sobre a relação de Portugal com a Europa são outras das propostas do Estação Imagem.

Para além das exposições, o festival promove ainda seis aulas abertas de fotojornalismo, entre 08 e 11 de junho.

A 12 de junho, realiza-se a cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega de prémios, na Antiga Igreja do Convento São Francisco.

Devido à pandemia, o júri vai reunir-se virtualmente para decidir os vencedores, esclareceu Luís Vasconcelos, referindo que “ainda não está decidido” quando é que será realizada a exposição com os trabalhos premiados deste ano.

Esta será a quarta vez que Coimbra acolhe o Estação Imagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE