PAN quer tirar carros do centro de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-09-2017

O candidato do partido Pessoas Animais Natureza (PAN) à Câmara de Coimbra, Vítor Marques, quer menos carros no centro da cidade e defende, para isso, a melhoria dos transportes públicos, designadamente em relação à venda de bilhetes.

PUBLICIDADE

cindazunda-2

“Se existir um sistema de meios de transportes públicos organizado, com horários adequados à procura e facilidade na aquisição de bilhetes”, haverá “menos carros na cidade”, sustenta o candidato, que falava à agência Lusa, ao final da tarde de hoje, durante uma ação de campanha, na Avenida Fernão de Magalhães, que “é uma das mais poluídas ruas de Coimbra”.

PUBLICIDADE

É necessário desenvolver “um método de aquisição de bilhetes” através de meios como ‘smartphones’, que não será difícil de criar, pois “Portugal é um país pioneiro neste tipo de sistemas (como Multibanco e Via Verde)”, exemplifica Vítor Marques.

“Muitas vezes, as pessoas” não utilizam os transportes públicos pela dificuldade que há em adquirir o respetivo bilhete, o que, frequentemente, implica grandes deslocações até ao posto de venda mais próximo.

PUBLICIDADE

publicidade

Há setores da população que não possuem e/ou não sabem usar aquele tipo de equipamento, reconhece o candidato do PAN, defendendo, por isso, que a venda de bilhetes no meio de transporte seja facilitada e sobretudo sem que o seu custo atinja tão elevada diferença, em relação ao pré-comprado.

Além disso, os horários devem responder à procura e às necessidades das populações, sublinha Vítor Marques, que também entende que para “incentivar as pessoas a usarem mais os transportes públicos” é preciso dar-lhes mais informação.

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) poderiam, por exemplo, cooperar com os comerciantes no sentido de as suas lojas afixarem informações sobre os transportes que servem a respetiva zona, sugere.

O problema da poluição na Avenida Fernão de Magalhães soluciona-se, assim, com as medidas que o PAN preconiza para o centro histórico de Coimbra e para a cidade de um modo geral, onde a necessária diminuição do trânsito exige medidas que passam essencialmente pela melhoria, a vários níveis, da rede de transportes públicos, conclui Vítor Marques.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE