Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Pampilhosa da Serra: “Viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país” fez escala em Fajão

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-05-2021

Nos dias 8 e 9 de maio, o jornalista e escritor João Ferreira esteve na aldeia do xisto de Fajão, na Pampilhosa da Serra, um dos pontos de paragem da “viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país”. A oferta de livros e sessões de leitura para “quem tem vontade de ouvir uma história” são algumas das propostas desta biblioteca itinerante.

PUBLICIDADE

O autor destacou que a ideia para a realização desta iniciativa “surgiu durante a pandemia”, sendo que acabou por resultar do facto de pensar “muitas vezes nas crianças dos sítios mais isolados que normalmente têm maior dificuldade de acesso aos livros, às bibliotecas e às livrarias”.

João Ferreira frisou ainda que a iniciativa “nada tem a ver com o negócio”. O “respeito, conhecimento e o gosto pelo interior do país” foram assim alguns dos motivos que levaram o autor a tentar, dentro do possível, “combater algumas assimetrias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de encontrados apoios para esta “viagem”, tais com a marca Citroen que “emprestou a carrinha”, algumas editoras ou a Rota da Terra Fria Transmontana, acabaram por ser as Aldeias do Xisto – parceiro que acolheu e apoiou o projeto desde o início -, o primeiro ponto de paragem da biblioteca itinerante.

Ainda que o foco seja a literatura infantil, as portas e as estantes da carrinha estão abertas a toda a gente. Depois das Aldeias do Xisto, a viagem percorre a Rota da Terra Fria (Trás-os-Montes), o Alentejo Interior e o Algarve Interior. Toda a viagem pode ser acompanhada do Instagram e vai ser registada, dando origem a um conjunto de reportagens e a uma série documental de quatro episódios, um por cada destino. E, como não podia deixar de ser, um livro.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com