Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Pampilhosa da Serra vai construir centro para startups da área espacial

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 24-11-2022

A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, vai construir um edifício, orçado em dois milhões de euros, para fixar ‘startups’ na área das ciências espaciais.

PUBLICIDADE

“Queremos que seja mais do que o tradicional espaço de ‘coworking’. Na verdade, este é um edifício que se vai posicionar única e exclusivamente para a fixação de empresas ‘startup’, sempre com o foco nas ciências espaciais”, disse hoje na conferência de imprensa de assinatura do protocolo entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e a empresa Neuraspace, o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio.

Orçado em cerca de dois milhões de euros, o edifício ficará localizado na vila da Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia já tem o projeto para a obra e prevê a construção de salas, anfiteatro, auditório, bem como, a adoção de tecnologia atual.

A obra prevê ainda a construção de um espaço verde, com “bancadas digitais de trabalho”, que permitem trabalhar ao ar livre.

PUBLICIDADE

“A Câmara da Pampilhosa está tão embrenhada e tão convicta desta estratégia que com ou sem financiamento vai avançar com o projeto”, adiantou Jorge Custódio.

O autarca deu ainda nota de que a autarquia estará em condições de lançar a obra no “primeiro trimestre de 2023”.

Para além deste projeto a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra relembra que tem um ‘open space’ que está pronto a receber empresas nesta área.

A Pampilhosa da Serra é um “território diferente dos demais [devido a ter condições para fazer observação do espaço] e é precisamente nessa diferença que nós nos posicionamos e queremos apostar”, sublinhou.

O protocolo hoje assinado entre a Neuraspace e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra visa a colaboração desta empresa nos territórios da CIM.

Está previsto, numa fase inicial, a Neuraspace estudar os espaços para depois começarem a fazer na Pampilhosa da Serra as suas reuniões com as suas equipas.

De acordo com o diretor de negócios da Neuraspace, Carlos Cerqueira, a ideia é “no primeiro trimestre de 2023 fazer já aqui o primeiro ciclo de desenvolvimento”.

“Queremos que isto [reuniões neste território], sejam uma prática comum da nossa empresa. Queremos ter também ter aqui um espaço para reuniões mais alargadas com as equipas. A Pampilhosa quer pelas suas características, quer pela Natureza”, tanto como pelas “infraestruturas que a Câmara tem disponibilizado para este tipo de empresas se revelam como um espaço único”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com