Coimbra

Pampilhosa da Serra tem emissão ‘online’ das Festas do Concelho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-08-2020

O município da Pampilhosa da Serra vai realizar no dia 15 uma emissão ‘online’ das Festas do Concelho, canceladas na sua versão habitual devido à pandemia da covid-19, preservando o “espírito de confraternização” dos residentes e visitantes.

PUBLICIDADE

“Para os pampilhosenses, o mês de agosto é por tradição um marco festivo envolto pelo convívio, por regressos e reencontros”, salienta em comunicado a Câmara Municipal presidida por José Brito.

PUBLICIDADE

A autarquia, no interior do distrito de Coimbra, recorda que “o atual contexto inviabilizou” a realização das festividades, para defender que se trata de “uma celebração genuína que se estende às casas de todos os pampilhosenses, que pode e deve continuar a ser comemorada de forma segura”.

Assim, a Câmara da Pampilhosa da Serra decidiu “assinalar o [sábado e feriado do] dia 15 de agosto de uma forma distinta, mas que pretende igualmente valorizar a cultura, a identidade e as gentes e as tradições do concelho”, com um programa que inclui “a habitual boa disposição e muita música”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Respeitando todas as normas de segurança que continuam a ser fundamentais, está a ser preparada uma emissão ‘online’ em direto, que pode ser acompanhada nas páginas de Facebook e Youtube da Câmara Municipal, no dia 15”, adianta.

Segundo a nota, “será possível acompanhar a celebração da eucaristia na Igreja Matriz de Pampilhosa da Serra e a procissão em honra de Nossa Senhora do Pranto”.

Às 21:00, começam “os momentos musicais, com amplo destaque para os artistas locais, as entrevistas, as reportagens e muitas outras surpresas”, numa transmissão em que, “como não podia deixar de ser, as instituições e o associativismo local, a cultura e as tradições que caraterizam o território de forma impar estarão igualmente em evidência”.

O município sublinha ainda que, “de uma forma segura, esta iniciativa pretende manter vivo o bonito espírito de confraternização que se vive” uma vez por ano, em agosto, nas Festas do Concelho.

“O distanciamento físico não impedirá a socialização afetiva e emocional. Esta emissão é também o reconhecimento da importância de assegurar a sustentabilidade das tradições e manifestações culturais, como meio de preservação dos recursos e ativos o território”, acentua.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE