Região

Pampilhosa da Serra obrigada a rever estratégias após corte de 500 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-06-2022

O município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, vai perder cerca de meio milhão de euros das transferências do Orçamento de Estado, obrigando a autarquia a rever as suas estratégias, disse hoje o presidente Jorge Custódio.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o autarca salientou que a Câmara vai ser “obrigada a repensar as suas estratégias e a rever o orçamento municipal” em resultado deste corte, que resulta da diminuição das receitas do Estado em 2021.

“Meio milhão de euros dá para fazer muita coisa e, numa Câmara pequena como a nossa, faz toda a diferença”, frisou o líder do executivo, salientando que a redução atinge “toda a gestão corrente” do município.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Jorge Custódio, os cortes na transferência de verbas do Estado atingem praticamente todos os municípios, embora em concelhos de pequena dimensão “se faça sentir mais”.

A Câmara da Pampilhosa da Serra recebia 7,5 milhões de euros e vai passar a receber sete milhões de euros do Orçamento de Estado para 2022, que entrou em vigor na terça-feira.

PUBLICIDADE

A situação torna-se mais preocupante na medida em que aumentaram as despesas da autarquia com a transferência de competências, já que o pacote financeiro com que acompanhou o processo “não chega para cobrir as despesas”.

Esta preocupação foi debatida na sessão de Câmara descentralizada de segunda-feira, que decorreu na freguesia de Pessegueiro, com o presidente da autarquia a alertar para as dificuldades de gestão causadas pela descentralização de competências.

“Sempre fui a favor da descentralização, mas obviamente que se não nos transferirem fundos financeiros suficientes para colmatarmos essas despesas, mais uma vez acabamos por estar sempre a tirar do mesmo sítio – receitas da Câmara Municipal -, o que nos pode levar a um problema de gestão”, advertiu.

Na área da saúde, Jorge Custódio disse ainda que “a par da grande maioria das autarquias”, também a Pampilhosa da Serra não aceita a transferência de competências, “enquanto não estiver resolvido este problema”.

O presidente do município adiantou ainda que, para debater estas questões, realizou-se, na semana passada, uma reunião com as ministras da Coesão Territorial e da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE