“Nós somos os verdadeiros guardiões da Natureza. Enquanto uns vão gastando esses recursos, pensando que são ilimitados, nós vamos mantendo, preservando, valorizando e guardando o que de melhor temos: a Natureza e a sua água – o Ouro Branco do século XXI. Por tudo isto, é urgente e necessário continuar a lutar contra os famosos garimpeiros”, garantiu esta segunda-feira, 10 de abril, o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.
Jorge Custódio, que falava na sessão comemorativa do Feriado Municipal, referiu que “os garimpeiros querem explorar e sugar as riquezas do território, ignorando que em alguns casos os danos são incomparavelmente superiores a eventuais benefícios”, dando como exemplo “a possibilidade de uma exploração de depósitos minerais, nomeadamente o lítio”.
Para o autarca trata-se “de uma hipótese sombria que paira há demasiado tempo e que é incompatível com um território que se quer afirmar como destino turístico de natureza e que privilegia a qualidade de vida da população”.
PUBLICIDADE
Ainda no seu discurso, o edil notou que ao longo do tempo vai ficando “com a sensação que alguns decisores políticos e técnicos se sentem incomodados por continuarem a existir pessoas neste interior, dando conta que seria preferível juntar as pessoas nos aglomerados urbanos ao invés de ter a população distribuída pelo país”, sublinhando “é urgente repensar o país como um todo”.
Jorge Custódio afirmou que “nos últimos tempos tem-se menosprezado estes territórios e os seus recursos”.
O presidente da Câmara registou com o agrado a notícia que dentre de semanas vai arrancar “a requalificação da primeira fase da Estrada Nacional 344. Se por um lado, a Autarquia custeou o projeto, identificou proprietários e se responsabilizou pelo processo de expropriação, por outro lado, o Governo lançou a concurso a obra, custeando o seu valor através do Plano de Recuperação e Resiliência.
No dia em que a Pampilhosa da Serra assinala o Feriado Municipal também distinguiu várias pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram, ajudaram e contribuíram para o desenvolvimento do concelho com a entrega de medalhas.
A Autarquia de Cascais e a Embaixada de Israel em Portugal também foram homenageadas durante a cerimónia, que incluiu, ainda, a assinatura de protocolos com seis instituições do concelho.
Os Bombeiros Voluntários da vila receberam uma viatura de desencarceramento que “fazia falta, era uma das necessidades da corporação”, salientou, ao NDC, o presidente da Câmara.
(Em atualização)
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE