Coimbra

 Pampilhosa da Serra estreou-se na “Volta a Portugal ao receber partida da “Etapa Rainha”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-08-2019

Pampilhosa da Serra estreou-se, hoje, dia 4 de agosto, na Volta a Portugal, ao acolher a partida da “Etapa Rainha” da 81ª Volta a Portugal, que terminou na Covilhã (Torre), depois de 145 quilómetros de elevado nível de exigência.

PUBLICIDADE

A estreia de Pampilhosa da Serra, revestiu-se de um sabor ainda mais especial pelo facto de acompanhar o regresso de uma das chegadas mais míticas da principal prova de ciclismo nacional, o que já não acontecia desde 2015.

Com três metas volantes e cinco contagens de montanha – a última de categoria especial a tocar os 2.000 metros de altitude – esta foi uma etapa verdadeiramente exigente, e o primeiro grande teste à liderança do espanhol Gustavo Veloso (W52 – FC Porto), que acabaria por conseguir manter e reforçar a camisola amarela, depois de ter terminado na segunda posição, a apenas 00:01s do seu companheiro de equipa João Rodrigues. 

PUBLICIDADE

publicidade

Mas a Volta a Portugal é muito mais do que uma prova desportiva. É, também, “uma grande festa por todo o país” e uma “montra” – nacional e internacional – para os locais que a recebem, tal como assinalou Jorge Custódio, Vice-Presidente da Pampilhosa da Serra, momentos antes do arranque da 4ª etapa. 

“Acho que o facto de recebermos esta prova é o prémio do esforço que temos feito de algum tempo a esta parte para colocar Pampilhosa da Serra enquanto destino de turismo de natureza e de todos os desportos ligados à natureza que daí advêm”, manifestou Jorge Custódio, vincando ainda as virtudes de toda a região: “Isto não é só para a Pampilhosa da Serra, é para todo este interior, para que as pessoas percebam que este interior tem uma potencialidade enorme para este tipo de desporto e outros mais”. 

PUBLICIDADE

De facto, o traçado que desbravou parte do território Pampilhosense e de áreas limítrofes igualmente encantadores, exibiu o “esplendor serrano” de uma região cada vez mais valorizada pelos recursos naturais que a revestem. 

À passagem da 4ª etapa da “Volta a Portugal”, Pampilhosa da Serra mostrou-se, a Portugal e ao mundo, como um local com caraterísticas singulares que potenciam a pratica de atividades lúdico-desportivas de ar livre, no geral, e dos desportos de duas e quatro rodas em particular. As paisagens arrebatadoras e o traçado peculiar das estradas e zonas envolventes permitem que se conjugue o melhore de dois mundos: desporto e natureza no seu estado puro. 

Jorge Custódio expressou ainda a vontade de o Município de integrar novamente o roteiro desta bonita festa. “Cá estaremos disponíveis para dizer que sim outra vez, eventualmente com uma chegada da Volta a Portugal”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE