Região

Pampilhosa da Serra “ensina” o processo da apanha do medronho

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-09-2022

O município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, em parceria com a Zona Agrária de Pampilhosa da Serra, vai promover ações de promoção da qualidade na apanha e fermentação do medronho, nas freguesias do concelho.

PUBLICIDADE

A iniciativa leva em conta o crescimento e importância que o medronho tem tido nas populações da região, nomeadamente através da transformação em aguardente, do aumento da procura de fruto fresco para consumo ou na sua transformação em novos produtos inovadores, referiu a autarquia.

“Surge a necessidade de trabalhar, em articulação com os produtores locais, com objetivo de melhorar a qualidade e ganhar escala deste produto endógeno tão característico das zonas serranas”, adiantou.

PUBLICIDADE

publicidade

Os objetivos passam pela promoção da cultura do medronheiro e divulgação dos apoios existentes, melhoria e sensibilização da qualidade do fruto e cuidados na apanha e melhoria da técnica de fermentação e suas implicações na qualidade do produto final.

As ações irão decorrer dia 21 (em Janeiro de Baixo e Dornelas de Zêzere), dia 29 (Pampilhosa da Serra e Portela do Fojo), Cabril e Unhais-o-Velho a 12 de outubro e Fajão-Vidual e Pessegueiro a 19 de outubro.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE