Coimbra

Pampilhosa da Serra diz que se finanças fecharem deve haver isenção de impostos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-04-2014

O presidente do município de Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, disse hoje que se o Governo encerrar a repartição de finanças local deve também “isentar” de impostos os empresários e a população.

PUBLICIDADE

“Se isentarem as pessoas e os investidores do pagamento de impostos, nem precisamos da repartição”, disse José Brito (PSD), considerando que a população “devia ser recompensada por ser resistente e continuar a povoar o interior do país”.

O Governo comprometeu-se a encerrar metade das repartições de finanças do país até ao final de maio, que deve afetar oito concelhos dos 17 do distrito de Coimbra, entre eles Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

publicidade

O social-democrata José Brito disse à agência Lusa que ainda não tem conhecimento oficial do encerramento da repartição de finanças local e alertou para a falta de resposta caso se confirme o fecho.

“Espero que haja bom senso do Governo e sensibilidade para territórios com uma especificidade como o nosso, onde se fechar a única repartição não há uma resposta alternativa num raio de 100 quilómetros”, sublinhou o autarca.

PUBLICIDADE

O presidente do município da Pampilhosa salientou ainda que o concelho é maioritariamente habitado por pessoas de faixas etárias mais avançadas, que não estão “familiarizados com as novas tecnologias e não têm acesso à Internet”.

No memorando de políticas económicas e financeiras que acompanha o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a 11.ª avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), o executivo escreve que pretende “estabelecer até ao final de 2014 um departamento dedicado aos serviços do contribuinte”, para “unificar a maioria dos serviços” e “melhorar a relação [dos contribuintes] com a administração” fiscal.

“Como parte desta reorganização, 50% das repartições locais de finanças vão ser encerradas até ao final de maio de 2014”, lê-se no mesmo documento.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, defendeu hoje que a referência à data de final de maio para o encerramento de 50% das repartições de Finanças não é vinculativa e que tudo está ainda em discussão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE