A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra continua empenhada na estratégia de prevenção e combate à praga da vespa asiática. Ao longo do ano, os serviços florestais da autarquia têm levado a cabo um trabalho estruturado de sinalização e neutralização dos ninhos, de modo a conter o mais possível a disseminação desta espécie invasora no território.
PUBLICIDADE
No ano passado os sapadores florestais da Câmara Municipal eliminaram 196 ninhos da espécie usualmente conhecida como vespa asiática, que ameaça a sustentabilidade da apicultura e pode inclusivamente colocar em risco a saúde pública.
Este número baixou consideravelmente este ano, dada a estratégia de prevenção implementada pela Câmara Municipal no período entre março e maio. Por essa altura, foram distribuídas 400 armadilhas por todas as aldeias do concelho, o que fez com que até ao momento, numa primeira fase de intervenção, apenas tivesse sido necessário inativar 26 ninhos. Porém, este número deverá subir nas próximas semanas, dado que o habitual período de neutralização de ninhos ainda não terminou.
Neste momento, todas as iniciativas relacionadas com a contenção da vespa asiática em Pampilhosa da Serra são da responsabilidade do Município, pelo que tudo tem sido feito no sentido de garantir uma intervenção rápida e eficaz.
A Câmara Municipal faz ainda parte de uma comissão de acompanhamento constituída pela CIM Região de Coimbra, com o objetivo de que em breve este combate possa ser executado de forma conjunta, entre os 19 Municípios que a integram.
Para além da preocupação com a contenção desta espécie, os sapadores florestais têm levado a cabo importantes trabalhos de manutenção da rede de percursos pedestres e também de gestão dos pontos de água públicos de forma a garantir a sua melhor funcionalidade, sempre que possível. Devido ao escasso número de operacionais e apesar de todos os esforços, nem sempre é exequível o trabalho ao nível dessa manutenção.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.