Coimbra

Pampilhosa da Serra com 4 praias Bandeira Azul

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-05-2020

Na época balnear de 2020, o concelho de Pampilhosa da Serra, conta novamente com 4 praias com “Bandeira Azul”, o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. 

PUBLICIDADE

Sendo certo que o azul vai voltar a predominar em Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia – todas as praias fluviais certificadas do concelho -, agora, o desafio está na abordagem a uma época balnear de exceção. É fundamental controlar a afluência às praias, aplicando todas normas as previstas no mais recente decreto-lei que regula a sua utilização, em contexto de pandemia.

PUBLICIDADE

 

O Município de Pampilhosa da Serra juntou-se a esta discussão, numa reunião no passado dia 27 de maio, com a Agência Portuguesa do Ambiente e outros Municípios, tendo apresentado possíveis soluções para o problema. 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Para Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, tem de ser fortemente considerado o “apoio por parte do SEPNA e dos vários comandos da GNR locais”, especialmente nos picos de afluência, uma vez que os nadadores salvadores poderão não conseguir acautelar a fiscalização e segurança dos espaços. 

 

O mapeamento através de painéis tecnológicos, pode ser igualmente uma mais-valia no controlo do número de pessoas nas praias, cenário que a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra já se encontra a analisar. “Uma das hipóteses que estamos a colocar é inserir painéis informativos, digitais e interativos, à entrada das praias, nos quais estejam todas as regras e postura que as pessoas devem adotar, e em simultâneo colocar a sinalização consoante o nível de utilização da praia”. 

 

Para além do distanciamento, das regras de higienização e de outras medidas previstas no decreto-lei, também o bom-senso e o civismo não devem ficar de fora desta equação. Serão mesmo tão ou mais importantes para que esta época balnear decorra sem sobressaltos. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE