O Natal Serrano voltou a superar as expectativas e a afirmar-se como um dos eventos de referência da quadra natalícia em Portugal, sendo que o regresso do evento está já confirmado para 2026.
Entre os dias 11 e 21 de dezembro, Pampilhosa da Serra acendeu a luz da “casa” de Natal mais autêntica do país, num certame marcado pela tradição e por um ambiente acolhedor e cativante que continua a celebrar a essência mais pura do Natal serrano.
“Milhares de pessoas passaram nestes 11 dias pelo evento, mas quero agradecer muito ao ouro da casa: a todos os grupos, a todas as pessoas, a todos os pampilhosenses que estiveram envolvidos na organização e a quem no visitou. O Município não conseguia realizar o Natal Serrano sem a colaboração de todos — técnicos da autarquia, associações e juntas de freguesia”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, no encerramento do evento.
Durante onze dias, a vila transformou-se num espaço de encontro intergeracional, onde a simplicidade, a memória e o saber-fazer das gentes da região deram forma a um Natal vivido sem pressas, fiel à identidade local e “sem inventar nada”. “Apenas transmitimos o que é nosso, o que é ser serrano e é isso que torna este evento tão especial”, frisou Jorge Custódio.
O Largo das Festas foi o centro da animação musical, com um cartaz diversificado que combinou nomes bem conhecidos do público nacional — Saúl, Santamaria, Marotos da Concertina e Vizinhos — com artistas locais, ranchos folclóricos, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, que encerrou o evento, jovens talentos da academia Moving Stars e muita animação itinerante, num programa que respeitou e valorizou a tradição.
Um dos momentos altos do certame foi a transmissão em direto do programa Domingão, da SIC, no dia 14 de dezembro, levando o espírito do Natal Serrano a todo o país e reforçando a projeção mediática de Pampilhosa da Serra.
A programação integrou ainda o espetáculo “Natal Serrano e de Todos Nós”, uma produção teatral e musical emocionante apresentada em três sessões, com envolvimento ativo da comunidade e cuja estreia contou com a presença especial de Luciana Abreu e Micaela.
Pensado para as famílias, o Natal Serrano voltou a apostar na Eira da Brincadeira, um espaço dedicado às crianças, onde a imaginação substituiu a tecnologia, e na Pista de Gelo Ecológica, que proporcionou momentos de alegria e memórias inesquecíveis.
O Mercadinho de Natal, com mais de duas dezenas de expositores, destacou o artesanato e os produtos regionais, valorizando ofícios tradicionais e o trabalho de produtores e artesãos da região.
Entre tasquinhas, petisqueiras e o Cantinho da Merenda, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de saborear o melhor da cozinha serrana, onde os produtos locais e as receitas típicas ganharam especial destaque.
Com um forte envolvimento da comunidade, das associações locais e das juntas de freguesia, o Natal Serrano 2025 voltou a surpreender e a encantar os visitantes, reafirmando Pampilhosa da Serra como um território onde a quadra é celebrada de forma especial: com verdade, calor humano e identidade.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
