Coimbra

Pampilhosa da Serra atribuiu Medalha de Mérito Municipal a Monsenhor Nunes Pereira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-04-2019

Pampilhosa da Serra, assinalou hoje, dia 10 de abril, o Feriado Municipal, data em que D. João, Mestre de Avis foi aclamado Rei nas Cortes de Coimbra.

PUBLICIDADE

Durante a sessão solene dos Paços do Concelho foi efetuada uma homenagem póstuma, através da atribuição da Medalha de Mérito Municipal, a Monsenhor Nunes Pereira, padre e artista, natural da União de  Freguesias de Fajão e Vidual, em Pampilhosa da Serra, onde viveu entre 1906 e 2001.

PUBLICIDADE

publicidade

A medalha de mérito foi entregue por José Brito, presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, ao Padre Nuno Santos, reitor do Seminário Maior de Coimbra, instituição que acolhe um vasto espólio de Monsenhor Nunes Pereira.

Augusto Nunes Pereira foi um talentoso artista e um exemplar sacerdote. Soube sempre conciliar o exercício da doutrina pastoral com um crescente interesse pelo cultivo das artes. Desde a poesia à escultura, passando pelo desenho, pela aguarela, pelo vitral e sobretudo pela xilogravura, especialidade em que se viria a notabilizar, e na qual se tornou possivelmente no melhor artista português da época.

PUBLICIDADE

A 13 de Setembro de 1997, em reconhecimento da sua obra, abriu em Fajão, um museu que é dedicado a Nunes Pereira.

Em 1986, a Câmara Municipal de Coimbra atribuiu-lhe a medalha de Ouro da Cidade.

 Grande parte da sua obra artística concretizou o seu sonho de salvar e divulgar as memórias e a cultura das gentes da Serra do Açor

O génio e a arte aliaram-se no grande que foi Augusto Nunes Pereira, para produzirem abundantes e saborosos frutos e para deliciarem os interessados e apaixonados pela beleza e pela arte. 

O programa do feriado municipal  contou com a presença de João Paulo Catarino,  secretário de Estado da Valorização do Interior.

Durante o evento foram assinados protocolos de suporte financeiro que permitem “o salutar funcionamento” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra; Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense; Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra (R.F.P.S.); Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere; Grupo Desportivo Pampilhosense e Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra.

Antes de um excelente almoço no Villa Pampilhosa Hotel, foi inaugurada a área de serviço de autocaravanas da Pampilhosa da Serra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE