Primeira Página

Pampilhosa da Serra aprova orçamento de 16 milhões de euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 02-12-2021

A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra aprovou o Orçamento Municipal para 2022, na ordem dos 16 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, relativamente às receitas este orçamento “está muito alavancado” no que o município tenciona receber por parte de financiamentos europeus, no âmbito de “candidaturas que estão a decorrer”.

“Algumas sabemos que temos financiamento garantido e outras ainda vamos tentar garantir, mas é claramente uma das apostas que este município tem” – revela Jorge Custódio.

PUBLICIDADE

O município dá nota de que pretende avançar com algumas obras estruturantes, o mais rápido possível, como, por exemplo, “a reconstrução da casa do Dr. Afonso”, que será adaptada a um espaço de ‘coworking’ e cujo projeto “já está finalizado”.

Outra das obras passa pela construção do novo pavilhão na Portela de Unhais, que está prevista para o início de 2022.

PUBLICIDADE

publicidade

A construção da ponte sobre o Rio Unhais, junto ao cemitério da vila, foi outra das obras salientadas pelo autarca.

“Para nos podermos candidatar a fundos europeus, a Câmara Municipal tem de estar bem dotada com uma série de projetos prontos a arrancar” – explicou. “Estamos a tentar correr à frente, porque com projetos prontos é mais fácil arranjarmos financiamento.”

Na mesma reunião, foi aprovada por unanimidade a fixação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos no concelho em 0,3%, sendo esta “a taxa mais baixa legalmente possível”.

Segundo aquele município do distrito de Coimbra, para “minimizar o impacto deste imposto nos munícipes”, foi aprovada a redução adicional fixa do IMI, variável consoante o número de dependentes que compõem o agregado familiar.

“Para os agregados com um dependente a redução proposta sobre o valor do IMI é de 20 euros, sendo que para os agregados com dois ou três ou mais dependentes as reduções propostas são de 40 e 70 euros, respetivamente”, lê-se na nota de imprensa.

Na mesma sessão, foi aprovada a redução de 30% sobre IMI a todos os prédios com afetação industrial, de forma a apoiar o tecido empresarial do concelho.

As propostas vão ser enviadas à Assembleia Municipal para aprovação, no dia 10

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE