Região

Pampilhosa da Serra aprova 12 candidaturas de apoio ao empreendedorismo

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-03-2023

A Câmara de Pampilhosa da Serra aprovou os primeiros 12 relatórios de candidaturas ao apoio ao empreendedorismo, que correspondem a um investimento privado superior a 200 mil euros e uma comparticipação municipal de 107 mil euros.

PUBLICIDADE

Os apoios da autarquia do interior do distrito de Coimbra inserem-se no Regulamento Municipal de Apoio, que entrou em vigor no início de 2023, com uma dotação orçamental de 250 mil euros, com o objetivo de estimular a captação de novas empresas e postos de trabalho, assim como a requalificação das empresas concelhias.

“Fazia muito falta um regulamento deste género, que consubstancia um apoio imaterial e físico que as empresas precisam”, disse à agência Lua o presidente da Câmara, Jorge Custódio, salientando que os apoios visam as empresas já instaladas no concelho e aquelas que pretendam fixar-se naquele território.

PUBLICIDADE

O facto de em menos de dois meses terem surgido 12 candidaturas ao regulamento é visto pelo autarca como “um sinal de que a iniciativa vai ter sucesso garantido e apoiar muita gente”.​​​​​​​

Todas as candidaturas foram apresentadas por empresas concelhias, no âmbito da requalificação dos serviços prestados, em áreas como a eficiência energética, modernização tecnológica ou capacidade de produção.

PUBLICIDADE

O regulamento prevê comparticipações até 70% do investimento, até um limite de 10 mil euros, a fundo perdido, que podem ser majoradas até aos 80 por cento, caso os novos investimentos incidam sobre a transformação de produtos regionais ou produzidos no concelho (sempre com os 10.000 euros como limite máximo).

Para o presidente da Câmara, Jorge Custódio, a apresentação de uma dúzia de candidaturas reflete “o entusiasmo que os comerciantes estão a ter com este regulamento”.

Além de ser dedicada ao tecido empresarial concelhio, o autarca salientou que “esta linha está também aberta a empresários e pessoas que queiram fixar o seu negócio em Pampilhosa da Serra”.

Na página da Internet da autarquia está disponibilizada toda a informação útil relativamente a este mecanismo, incluindo um simulador de cálculo do mérito do projeto, que de uma forma simples e intuitiva dá a conhecer os critérios em análise e permite avaliá-los.

O concelho de Pampilhosa da Serra tem uma superfície de quase 400 km2 no qual vivem, atualmente, pouco mais de 4.000 pessoas, tendo nos últimos 60 anos perdido uma parte substancial da sua população, “num fenómeno migratório que se estendeu a todo o interior do país e que foi motivado, em grande parte, pela procura de melhores condições de vida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE