Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Pampilhosa da Serra acolheu o I Encontro “O Interior da Educação no Centro da Natureza”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-06-2021

Foi sob o lema “Um Aprilis na Educação” que, de 4 a 7 de junho, decorreu na Pampilhosa da Serra o I Encontro “O Interior da Educação no Centro da Natureza”, que juntou José Pacheco, conceituado professor e pedagogo, a vários grupos com intervenção direta na educação e ensino de crianças jovens.

PUBLICIDADE

Este “Aprilis”, que significa abrir ou germinar, consistiu num despertar de consciência para a necessidade de se repensar as múltiplas particularidades da educação e do ensino. Alexandra Tomé, considerou que o objetivo passou por fazer com que este encontro decorresse de forma “informal e descontraída para permitir que as pessoas pudessem colocar as perguntas certas” e que se “desarrumassem”, de modo a permitir, “em conjunto”, encontrar os melhores caminhos para a “educação dos nossos filhos, promovendo a “felicidade” e um “conhecimento com significado”.

Para José Pacheco, personalidade referência que se debruça sobre o tema da educação há cerca meio século, a definição de escola pouco ou nada está relacionada com o conceito tradicional que vulgarmente conhecemos. Essa visão disruptiva foi partilhada ao longo de quatro momentos de diálogo e reflexão, designados “Chão de Escola”, que envolveram decisores políticos, professores, educadores, auxiliares de educação, técnicos da Autarquia e pais de alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

De resto, o envolvimento de todos os participantes foi igualmente destacado por Alexandra Tomé, tendo ressalvado de igual modo que este caminho está apenas no início. “Como disse o professor isto é apenas o início do diálogo”, expressou a autarca, acrescentado que foi “muito significativo perceber que as pessoas se entregaram e se aproximaram para refletir sobre todos os aspetos da educação”. “São estas pequenas sementes que estamos a lançar à terra que queremos ver colher brevemente”, notou.

Na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, a emissão semanal do CCN Jornal – projeto de comunicação da autarquia –, contará com uma entrevista a José Pacheco. O percurso de vida, as ideologias na área da educação e até mesmo os sonhos ainda por realizar, serão alguns dos temas abordados nesta conversa.

PUBLICIDADE

O I Encontro O Interior da Educação No Centro da Natureza decorreu na Casa de Santo Antão, na localidade de Padrões, a quem a Vereadora Alexandra Tomé expressou palavras de agradecimento pelo profissionalismo e carinho com que acolheram o evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com