Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Pampilhosa da Serra acolhe especialistas em gestão de tráfego espacial

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-03-2023

De 27 a 30 de março, decorre na Pampilhosa da Serra, o primeiro evento do projeto “AI Fights Space Debris”, que visa apoiar o crescimento da Neuraspace e da sua Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial, um produto exclusivo para operadoras de satélites, sustentado por Inteligência Artificial e Machine Learning, destinado a realizar operações espaciais seguras e evitar colisões com detritos espaciais e outros satélites.

PUBLICIDADE

O projeto AI Fights Space Debris, C626449889-00463050, insere-se na Agenda Mobilizadora/Alianças para a Reindustrialização financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência / Programa NextGeneration EU Funds com um orçamento de 25M€.

O Consórcio liderado pela Neuraspace e em parceria com a GMVIS Skysoft, S.A, o Instituto Pedro Nunes, a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento e a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia, está reunido para trabalhar em alguns dos resultados inovadores do projeto.

PUBLICIDADE

publicidade

As sessões de trabalho são organizadas com o apoio da CIM Coimbra e da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e inserem-se num esforço conjunto entre estas entidades para promover empregos de alta tecnologia em zonas de baixa densidade e encontrar novas formas de trazer startups e empresas de tecnologia para essas regiões.

Este protocolo foi apresentado no passado dia 22 de novembro, onde foi anunciado que a primeira reunião de trabalho ocorreria no primeiro trimestre de 2023. Este é um elemento crucial do projeto PRR e um dos objetivos do projeto, uma vez que a CIM Coimbra e a Pampilhosa da Serra vêem este projeto como uma ferramenta chave para a sua política e estratégias para territórios de baixa densidade, com possibilidade de acolher os seus colaboradores que queiram trabalhar remotamente nos seus centros de incubação e cowork, atraindo para estes locais trabalhadores talentosos e as suas famílias.

PUBLICIDADE

“Queremos explorar a possibilidade de posicionar as nossas equipas atualmente localizadas nos grandes centros urbanos para regiões de baixa densidade. Isso beneficia-nos em geral, pois estando em modo remoto / híbrido, as equipas poderiam aproveitar ao máximo o trabalho conjunto em espaços dedicados em regiões atraentes como a Pampilhosa”, explica Carlos Cerqueira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Neuraspace.

Acrescenta ainda que “isso pode estimular a criatividade e a inovação e também será benéfico para as regiões, pois atrai talentos para ajudar a impulsionar o desenvolvimento regional. Este programa piloto poderá abrir caminho para que o Município da Pampilhosa replique este modelo de “retiro tecnológico” a outras empresas.”

Os produtos, que serão desenvolvidos durante a duração do projeto do PRR, estão focados na construção de uma solução abrangente para rastrear satélites, detetar possíveis colisões e reduzir os detritos espaciais, aproveitando a Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML).  

Neuraspace está a desenvolver um sistema avançado de monitorização e prevenção de colisões no espaço. A Neuraspace conseguiu 2.5 milhões de euros da Armilar Venture Partners e mais 25 milhões de euros para a infraestrutura de sensores e a sua estratégia de crescimento com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e Fundos NextGeneration EU. A plataforma Neuraspace resolve o problema do tráfego espacial em geral por meio de uma solução automatizada construída sobre três pilares principais: fusão de dados, inteligência artificial e machine learning e automação de manobras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com