Primeira Página

Pampi! A Boneca que encurtou distâncias e hoje alarga sorrisos no Natal Serrano

Notícias de Coimbra | 15 minutos atrás em 11-12-2025

Boneca “Pampi” volta a conquistar o Natal Serrano e reforça laços entre gerações na Pampilhosa da Serra

O Notícias de Coimbra acompanhou o arranque do Natal Serrano, na Pampilhosa da Serra, e encontrou uma das figuras mais acarinhadas do evento: a Pampi, a famosa boneca artesanal que já faz parte da identidade local. Mas a Pampi é muito mais do que um brinquedo, é o resultado de um projeto comunitário que nasceu para aproximar pessoas, combater o isolamento e valorizar o saber dos mais velhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Carla Micaela, da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra, explicou que a Pampi surgiu no âmbito do projeto “Encurtar Distâncias”, uma iniciativa que percorria aldeias do concelho e juntava idosos para produzir bonecas de trapos e outras peças artesanais. Embora o projeto inicial já tenha terminado, a Pampi ganhou vida própria e continua a crescer ano após ano.

PUBLICIDADE

As bonecas, feitas manualmente por idosos da Santa Casa, tornaram-se um símbolo da região e atraem cada vez mais visitantes. “A Pampi deve ter uns cinco anos, talvez mais”, conta Carla Micaela, realçando que a procura tem aumentado, sobretudo com as novidades que surgem anualmente.

Este ano, além das tradicionais bonecas, a banca apresenta sabonetes artesanais, velas, incensos, óleos para difusores e saquinhos de linho, todos produzidos de forma sustentável e com aromas variados, como “Vida”, “Calma” ou “Alegria”.

Os preços variam: a nova boneca de maior tamanho custa 30 euros, enquanto outros modelos variam entre 18 e 20 euros. Os sabonetes têm preços entre 2,50 e 5 euros, havendo ainda caixas de quatro unidades por 10 euros.

Todo o material pode ser adquirido no Natal Serrano ou diretamente através da Santa Casa da Misericórdia, sendo que as vendas têm também uma componente solidária, revertendo para o apoio às atividades da instituição.

“A Pampi encurtou distâncias e agora está a alargar horizontes”, resume Carla Micaela, sublinhando o orgulho num projeto que une gerações e dá novos motivos para visitar o Natal Serrano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE