Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Palmas, capas negras e um F-R-A no adeus a Campos Coroa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-05-2022

Foi num misto de emoção e orgulho que família e amigos se despediram esta manhã de José Emílio Campos Coroa, o antigo presidente da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), que faleceu esta segunda-feira, aos 67 anos, vítima de doença. 

PUBLICIDADE

Aos poucos, foram chegando pessoas à Capela da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Juntaram-se em pequenos grupos e partilharam histórias que tinham em comum com Campos Coroa, que foi presidente da Briosa entre 1995 e 2002, mas também médico, com a especialidade em oftalmologia e militante do Partido Socialista. 

A missa de corpo presente decorreu na Igreja onde a família pediu a maior reserva pelo momento de dor. A igreja encheu-se e transbordou até ao pátio anexo. A paixão pela académica e o sentido de humanidade de Campos Coroa foram as caraterísticas mais destacadas por aqueles que não quiseram deixar de participar nas cerimónias. Pedro Roxo, presidente da AAC/OAF, Maló de Abreu, presidente da Mesa da Assembleia, o ex-presidente da Câmara Manuel Machado e a mulher, Marta Brinca, os ex-treinadores João Alves e José Viterbo, além de muitos outros que partilharam o sentimento de perda.

PUBLICIDADE

publicidade

No interior da Igreja, com o caixão fechado, ao centro, ouviu-se “O Vos Omnes”, da autoria de Raposo Marques, interpretado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra de que José Emílio Campos Coroa também fazia parte. 

À saída, estudantes, entre os quais o presidente da Associação Académica, João Caseiro, e Daniel Tadeu, presidente da Mesa da Assembleia Magna, cobriram o chão com as suas capas num gesto de homenagem. Seguiu-se uma prolongada e emotiva salva de palmas que culminou com um F-R-A.

PUBLICIDADE

O cortejo fúnebre, mais reservado, terminou no Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro, onde o corpo foi cremado. Permanece a memória daquele que ficará para sempre na história da Académica e de Coimbra. 

Veja o momento da saída da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes:

Veja o cortejo mais reservado no crematório de Taveiro:

Veja o direto NDC com a chegada à Igreja:

Veja o direto NDC com a saída da capela onde decorreu o velório:

Veja os diretos NDC no local do velório:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com