Uma história revoltante de tráfico humano e exploração infantil chocou Espanha. Uma menina de apenas 14 anos, pertencente à comunidade cigana, foi vendida pelos próprios pais a um casal para ser forçada a casar com o seu filho, de 20 anos. Todos os envolvidos foram detidos pela Guardia Civil.
O crime, que configura tráfico humano para fins de casamento forçado e exploração sexual infantil, teve um preço chocante: os pais da menor (ambos com 35 anos) receberam cinco mil euros, cinco garrafas de uísque e alguns alimentos básicos para entregar a filha.
A adolescente foi transferida de Navarra para a região de Mollerussa (Lleida), na Catalunha, no início deste ano, onde passou a viver com a nova família, pode ler-se no ZAP.
PUBLICIDADE
A situação da jovem veio a público após a intervenção da Guardia Civil, alertada pelos serviços sociais de Navarra, que estranharam a sua ausência escolar, e por denúncias de vizinhos.
Após uma investigação de meses, a menor foi encontrada a mendigar na localidade de Les Borges Blanques. De forma ainda mais chocante, apurou-se que a criança era forçada a contribuir financeiramente para o sustento da ‘nova’ família através da mendicidade.
Quando a família da vítima foi localizada inicialmente, alegaram que a jovem tinha ido visitar a avó à Roménia, uma desculpa que não convenceu as autoridades.
A Guardia Civil anunciou a detenção de cinco pessoas: os pais da menor (ambos com 35 anos); o casal comprador (40 e 42 anos); o filho do casal (20 anos), a quem a vítima estava “prometida” em casamento.
A vítima, por seu lado, foi imediatamente encaminhada para um centro de proteção de menores.
PUBLICIDADE
