Educação

Pais e crianças brincam e cantam a prematuridade num encontro que junta na ESEnfC perto de uma centena de pessoas

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 17-11-2023

Perto de uma centena de pessoas, entre crianças que nasceram prematuramente (antes das 37 semanas de  gestação), suas famílias e profissionais de saúde de unidades de cuidados neonatais, participam, amanhã à  tarde, num encontro de caráter lúdico, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), como forma  de assinalar o Dia Mundial da Prematuridade que hoje (17 de novembro) se comemora. 

PUBLICIDADE

Denominada “Espaço Famílias & Prematuros”, esta iniciativa, a ter lugar entre as 15h00 e as 18h30 no campus da ESEnfC em São Martinho do Bispo (polo B), é coorganizada pela instituição de ensino superior e pela  Associação dos Bissaynhos Nascidos Antes do Tempo. 

Atividades de animação infantil (insufláveis, pinturas faciais, jogos), a possibilidade de entrar numa viatura  dos bombeiros ou numa ambulância de transporte de recém-nascidos, são algumas propostas do “Espaço  Famílias & Prematuros”, que conta com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários  de Coimbra e do Instituto Nacional de Emergência Médica. 

PUBLICIDADE

O evento compreende, ainda, uma exposição e a atuação do Coro Juvenil da Escola Artística do Conservatório  de Música de Coimbra, cujo repertório inclui uma música sobre a prematuridade. 

O “Espaço Famílias & Prematuros” insere-se no programa do II Seminário Internacional IINNCare (Intervenções Inovadoras nos Cuidados de Enfermagem Neonatal), subordinado ao tema “Inovação  tecnológica e cuidado humano”, que se realiza entre hoje e amanhã, com organização da ESEnfC/Centro  Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem. 

PUBLICIDADE

publicidade

Fatores como a idade avançada da mulher, o tabagismo, o stresse, a hipertensão, a obesidade e a diabetes  constituem causas da prematuridade, que afeta um em cada 10 bebés. 

O canguru materno, a amamentação e a prescrição pré-materna de corticoides podem reduzir a mortalidade e  a morbilidade neonatais. 

O Dia Mundial da Prematuridade é promovido, desde há 15 anos, pela European Foundation for the Care of  Newborn Infants e por organizações parceiras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE