Primeira Página

País continua a derreter com o calor…

Notícias de Coimbra com Lusa | 59 minutos atrás em 14-08-2025

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu até domingo o aviso laranja, o segundo mais grave, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança por causa do calor.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o IPMA, o aviso laranja vai estar ativo nestes três distritos até às 00:00 de domingo, enquanto em Viseu e Vila Real vai vigorar até às 18:00 de sexta-feira, devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, baixando depois para amarelo, o menos grave de uma escala de três.

PUBLICIDADE

Além disso, o aviso laranja está igualmente ativo até às 18:00 de hoje nos distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre, baixando depois para amarelo pelo menos até domingo.

Também sob aviso amarelo por causa do calor estão até às 18:00 de hoje os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga, enquanto em Coimbra e Leiria se prolonga até às 18:00 de sexta-feira e em Faro até às 18:00 de domingo.

Os avisos do IPMA – vermelho, laranja e amarelo – são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.

As temperaturas no interior do país vão manter-se bastante elevadas hoje e na sexta-feira, acompanhadas por vento do quadrante Sul, por vezes com muita intensidade, o que aumenta o risco de incêndio naquelas regiões

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde dia 02 de agosto e este ano já arderam em Portugal 63.247 hectares de espaços florestais, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5.963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE