Coimbra

Painéis dos SMUTC com falhas “há mais de 1 ano”… mas há uma explicação

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-01-2026

Imagem: Sandra Ferreira | Facebook

Vários painéis de informação dos SMUTC em Coimbra continuam a criar confusão entre os passageiros. Segundo uma publicação nas redes sociais, há painéis que se encontram em manutenção há mais de um ano, com a indicação de que a situação seria resolvida brevemente. A realidade, no entanto, mostra que a normalização do serviço tarda a chegar.

Além destes, há outros painéis que estão a funcionar, mas apresentam falhas técnicas e mostram horários desatualizados. Esta situação provoca transtornos a quem depende diariamente do transporte público.

Perante esta situação, o Notícias de Coimbra contactou a autarquia de Coimbra para obter esclarecimentos. Em resposta, o presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Eduardo Barata, explicou que os equipamentos inoperacionais apresentam problemas ao nível das comunicações.

PUBLICIDADE

“Na sequência da questão relativa aos painéis informativos desativados, e na sequência da informação que foi coligida pelos serviços, confirmamos que os motivos pelos quais estes se encontram inoperacionais resultam de problemas com as comunicações. Em concreto, trata-se de painéis mais antigos que funcionam com tecnologia 2G/3G, a qual foi descontinuada pelas operadoras de comunicações, dificultando o seu normal funcionamento”, esclareceu.

Segundo o responsável, os SMTUC já solicitaram à empresa PowerQubit a apresentação de uma solução técnica que permita ultrapassar esta limitação. No entanto, até ao momento, não foi possível encontrar nem implementar uma alternativa considerada satisfatória. “Durante o período em que se realizaram briefings diários no âmbito da bilhética, esta situação foi diversas vezes abordada”, acrescentou.

Eduardo Barata revelou ainda que, face à demora na resolução do problema, chegou a ser equacionada a remoção temporária dos painéis ou, em alternativa, a aquisição de novos equipamentos tecnologicamente atualizados. Contudo, “também sobre estes cenários não houve mais desenvolvimentos”.

Por fim, o presidente do Conselho de Administração dos SMTUC garantiu que o tema merece atenção, “pretendemos dedicar a este assunto a importância que reconhecidamente tem, assumindo que, até à data, tal ainda não foi possível”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE