Coimbra

Pai do carro eléctrico viaja até à Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-10-2014

Coimbra acolhe uma das mais importantes conferências mundiais na  área dos veículos elétricos. A IEEE VPPC 2014, Vehicle Power and Propulsion Conference, vai decorrer, entre os próximos dias 28 e 30 de outubro, no Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

PUBLICIDADE

Ao longo de três dias, os mais reputados académicos e profissionais da indústria automóvel, provenientes de 33 países, vão partilhar conhecimentos e discutir os avanços técnicos que podem contribuir para uma efetiva mobilidade sustentável.

Já com vários modelos no mercado, o principal ponto fraco dos veículos elétricos é, além do preço, a sua autonomia limitada, como explica Paulo Pereirinha, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra – INESC – e responsável pela organização da Conferência (General Chair): «embora os veículos elétricos tenham atingido bom desempenho, eficiência, qualidade, fiabilidade e atratividade comercial, ainda existem muitos desafios pela frente, como p. ex., aumentar a autonomia e reduzir o custo dos componentes, em especial os dispositivos de armazenamento de energia».

PUBLICIDADE

publicidade

Dividido por sessões plenárias e apresentações de trabalhos, o congresso traz a Coimbra Ching Chuen Chan, autoridade mundial no setor dos veículos elétricos, sendo mesmo considerado o “Pai” desta tecnologia. Além de cientista, C. C. Chan foi o presidente fundador da Associação Mundial de Veículos Elétricos e consultor de grandes fabricantes de automóveis. Ele teve um papel essencial, por exemplo, no desenvolvimento do E2O, carro elétrico de baixo custo da Mahindra REVA para o mercado indiano. É também o principal conselheiro no desenvolvimento de veículos de energia renovável para FAW, a maior fabricante de automóveis da China.

A conferência conta ainda com duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Veículos Elétricos (APVE), na quarta-feira, dia 29 de outubro. Pelas 16:30, vão ser apresentados os primeiros resultados do protocolo efetuado com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. No âmbito deste protocolo, foram cedidos ao Ministério 17 veículos elétricos de várias marcas automóveis, para dar exemplo público da viabilidade da mobilidade elétrica.

PUBLICIDADE

A iniciativa engloba também uma mostra de veículos elétricos. Durante os três dias, cerca de duas dezenas de modelos (bicicletas elétricas, Segways, motos elétricas e automóveis de várias marcas) vão estar expostos junto ao edifício central da FCTUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE