Coimbra

Padre Luís Costa vai deixar a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-07-2020

Depois de 12 anos à frente de quatro sucessivas Direções da Cáritas Diocesana de Coimbra, o Pe. Luís Costa vai deixar de presidir aos destinos desta Instituição dentro de breves meses, no contexto das nomeações para os diferentes serviços pastorais da Diocese de Coimbra.

PUBLICIDADE

Imagem Correio de Coimbra

O anúncio foi feito pelo próprio Bispo Diocesano, D. Virgílio Antunes, em reunião com todos os Diretores Técnicos e de Serviços da Instituição, no dia 14 de julho, nas instalações da Cáritas de Coimbra.

Relativamente ao futuro da Instituição, o Bispo de Coimbra informou que está a estudar a constituição de uma Direção sem a presidência de um sacerdote, e com a gestão executiva dos diferentes serviços ao cuidado de um colaborador contratado para o efeito. Aos colaboradores da Cáritas, deixou a garantia da fidelidade da Instituição à Igreja, de que é instrumento estrutural, e a sua convicção de que a Cáritas Diocesana de Coimbra está no caminho certo na promoção da pastoral social, e mais forte neste momento do que há uma dezena de anos atrás, depois de todo o trabalho desenvolvido pelo Pe. Luís Costa, para enfrentar as dificuldades sempre presentes e desafiantes da ação social na sociedade portuguesa atual.

PUBLICIDADE

O Pe. Luís Costa, retomando uma das ideias-chave que trouxe à Instituição – “somos sempre instrumentos de um bem maior” – garantiu a todos os colaboradores da Cáritas que o seu compromisso com a Instituição “não acaba aqui”, não só porque ainda vai continuar a presidir à Direção durante mais alguns meses e quer “trabalhar até ao último minuto com mesma honra da primeira hora”, mas porque quer sempre voltar a esta casa, no futuro, com a alegria do serviço e do reencontro. E a todos, deixou um pedido muito especial: “Somos promotores da dignidade humana, através de um saber que é pertença vossa. Peço-vos que acreditem nisso”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE