O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Angola anunciou hoje que foi encontrado morto o padre desaparecido no Huambo na semana passada, sendo o principal suspeito da morte o pai da vítima, entretanto detido.
O padre Vasco Gonguela Samba, vigário da Paróquia de São José, estava desaparecido desde 31 de julho, tendo o cadáver sido encontrado hoje, submerso, na barragem do rio Kwando, adianta o SIC num comunicado.
PUBLICIDADE
As circunstâncias da morte têm estado a ser investigadas pela direção provincial do SIC Huambo, depois da arquidiocese do Huambo ter participado o desaparecimento, e culminaram na detenção, na terça-feira, de Amândio dos Santos Samba, pai da vítima, “por indícios fortes da prática do crime de homicídio”.
O cadáver foi encontrado um dia depois e removido para a morgue do Hospital Geral do Huambo, para efeitos da perícia médico-legal, após uma inspeção judicial no local.
“O detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes, enquanto outras diligências prosseguem para o devido esclarecimento deste crime”, acrescentam as autoridades, apelando à serenidade dos familiares e da comunidade católica, enquanto o processo decorre.
PUBLICIDADE