À medida que o Natal se aproxima, a padaria Massa Mater prepara mais uma edição do seu bolo-rei artesanal, sem os frutos secos e com uma textura que lembra o panetone. Trata-se de uma alternativa leve e aromática ao tradicional bolo-rei português.
Além dessa criação sazonal, a padaria trabalha uma grande diversidade de cereais, desde trigos convencionais até variedades antigas como barbela, einkorn e espelta. Incluem ainda diferentes tipos de centeio, como borodinsky, Rugbrød, seeded rye e propostas mais ousadas, como o pão de trigo com abóbora Hokkaido.
Com uma filosofia centrada na qualidade e na produção consciente, a Massa Mater consolidou-se como um dos espaços de referência para quem procura “pão de verdade” em Coimbra. Segundo o empreendedor João Paulo Gandarez, os clientes podem desfrutar de doces artesanais, torradas e café de especialidade da Olissipo. É um espaço que reserva surpresas para os apreciadores de produtos “cuidadosamente” preparados.
PUBLICIDADE
Quem consome pão produzido com massa-mãe sabe que tem um sabor singular. Na Massa Mater todos os pães são de fermentação natural, com farinhas moídas em mó de pedra e cereais antigos provenientes de agricultura biológica ou regenerativa. O nome ‘Massa Mater’ remete para a base de toda a produção — massa-mãe —, responsável pela textura e pelo aroma que cada vez mais conquista os clientes.
“Com 36 horas de fermentação, o pão torna-se mais fácil de digerir.” Este método tradicional contribui para um produto mais nutritivo, aromático e com menor teor de glúten. “Temos muitos clientes sensíveis ao glúten que se sentem muito melhor com o nosso pão. Notam grande diferença na digestão”, sublinha.
Apesar do esforço para privilegiar ingredientes nacionais, a escassa produção de cereais em Portugal obriga a padaria a recorrer a fornecedores estrangeiros. “Portugal importa cerca de 90% dos cereais. Fazemos o possível para usar farinhas portuguesas, mas nem sempre é viável. O mais longe que compramos é a França”, explica.
A Massa Mater ainda fornece produtos para mercearias da Figueira da Foz e diversos restaurantes da região, reforçando a presença de produtos de fermentação natural no comércio local. É possível fazer reserva antecipada, o que ajuda a padaria a organizar a produção e garante que cada cliente receba exatamente o que pediu.
Ao que tudo indica, Massa Mater continuará a crescer ao ritmo da sua massa: devagar, com tempo e com sabor.
Padaria Massa Mater está localizada na Rua António Feliciano de Castilho, n.º 2, loja 2, Fonte da Cheira, Coimbra. Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 8:00 às 18:00; sábado, das 9:00 às 15:00; domingo e segunda-feira, encerrada. Contacto: 963 867 295. Instagram e Facebook: @padariamassamater
Clique para ver a fotogaleria:







PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.