Vamos

Paço de Maiorca abre portas “por ser necessário Ver para Crer”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-01-2022

O Paço de Maiorca abre portas, no decorrer do mês de janeiro, às sextas e sábados, das 14h às 17h, numa ação intitulada Ver para Crer. O passado sublime de há 20 anos atrás de um espaço patrimonial icónico e de inegável interesse para o Município deu lugar a um ciclo ruinoso, na sequência de manifestas decisões imponderadas, com consequências quase irreversíveis.

PUBLICIDADE

Ver para Crer permite ao visitante tomar consciência das atrocidades culturais cometidas num dos mais notáveis edifícios de caráter civil, datado de finais do séc. XVII. À chegada, um filme com imagens reais de locais específicos do Paço, captadas há 20 anos atrás, em confronto com a dramática realidade do presente: o antes e o agora. O catastrófico agora.

As visitas que contemplam um número máximo de 10 visitantes por grupo (sempre acompanhadas e supervisionadas por dois elementos do corpo dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, por manifestas razões de segurança, no estrito cumprimento das normas emanadas pela DGS e por técnicos da cultura que in loco fazem uma contextualização histórica de cada espaço visitado) têm duração máxima de 30 minutos.

PUBLICIDADE

Ver para Crer pretende abanar consciências para a necessidade da preservação e resgate do património municipal, tirando do anonimato a degradação de um espaço que é de todos, na plena convicção de que a preservação patrimonial é uma questão de valores e de costumes, que se sobrepõe a práticas políticas irresponsáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE