Saúde

Ovar terá a partir de segunda-feira “consulta cCovid” no centro de saúde local

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-03-2020

O município de Ovar, que se encontra sob declaração do estado de calamidade pública, anunciou hoje que segunda-feira entrará em funcionamento no centro de saúde local uma consulta específica para deteção do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Ao fim do quarto dia de cerco sanitário no município do distrito de Aveiro, o presidente da câmara, Salvador Malheiro, fez o balanço: “Ovar vive uma situação caótica. Em termos percentuais o que se passa aqui corresponde a 10 vezes o que se passa em Portugal e isso justifica as medidas musculadas que temos implementado cá”.

Até ao início da tarde, registaram-se aí 64 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus entre uma população residente na ordem dos 55.400 habitantes, distribuídos por aproximadamente 147 quilómetros quadrados de território, exibindo uma frente costeira e delimitado por outros cinco municípios. Mortes registavam-se duas.

PUBLICIDADE

O autarca considerou, por isso, “uma boa notícia” que na próxima segunda-feira entre em funcionamento no Centro de Saúde de Ovar, por iniciativa do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, “uma ‘Consulta Covid’, ou seja, um espaço destinado apenas e só a consultas no âmbito desta temática”.

Apelando ao “máximo espírito de cidadania” entre a comunidade, Salvador Malheiro reconhece que o momento é “crítico”.

PUBLICIDADE

Mas afirma: “Temos que continuar a ser fortes, corajosos, determinados, e a cumprir as regras, porque assim vamos conseguir sair desta crise se calhar até antes dos outros. A nossa estratégia tem sido de antecipação e não de reação”.

A cumprir-se essa antevisão, o autarca tranquilizou os municípios da região.

“Quando tivermos resolvido o nosso problema, podem ficar os nossos vizinhos descansados porque estaremos aqui para os ajudar”, concluiu.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 290 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 12.700 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos de infeção para 1.280, mais 260 do que na sexta-feira. O número de mortos também subiu para 12.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.825 mortos (mais 793 do que na sexta-feira) em 53.578 casos (mais 6.557, um recorde em 24 horas). Segundo as autoridades italianas, 6.062 dos infetados já estão curados. 

Dada a evolução da pandemia, na terça-feira o Governo português declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, desde as 00:00 de quinta, todo o país se encontra em estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE