Desporto

Ovale e Benfica vencem Lusiaves Figueira Beach Rugby

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-07-2014

As equipas do Ovale Beach Rugby Marseille (masculinos) e do Benfica (femininos) sagraram-se hoje (14 de julho) campeãs do Lusiaves Figueira Beach Rugby International 2014, após dois dias com mais de uma centena de jogos, muita emoção, competitividade e divertimento.

PUBLICIDADE

No torneio masculino, o Ovale Beach Rugby Marseille, atual campeão europeu, confirmou ao longo do fim de semana a sua grande qualidade, com uma série de exibições impressionantes, que foi obrigado a repetir na final, para bater a equipa do Direito. Apesar de terem estado sempre atrás no marcador, os jogadores portugueses, vencedores no ano passado, conseguiram equilibrar o jogo em vários momentos, apesar de não terem evitado o resultado final de 4-2.

Na competição feminina, o Benfica repetiu o triunfo do ano passado, desta vez batendo as francesas Dragonflyer’s por 5-1. A equipa portuguesa contrariou desta forma o aparente favoritismo das adversárias, atuais líderes do ranking feminino de râguebi de praia, não largando a liderança no marcador após um impressionante arranque que garantiu desde logo uma vantagem de dois ensaios a zero

PUBLICIDADE

A quinta edição do Lusiaves Figueira Beach Rugby International permitiu confirmar a competição como a mais importante do circuito europeu de râguebi de praia, desde logo por ter o prémio monetário mais elevado, mas também pelo nível das equipas participantes e da organização. Os números não deixam margem para dúvidas: entre sábado e domingo, passaram pela praia de Buarcos mais de 800 atletas de sete países diferentes e vários milhares de espectadores

«Foi um grande torneio e um grande evento. Tivemos grandes jogos, grandes momentos de râguebi de praia, com alguns dos melhores executantes portugueses e europeus. E tivemos um grande ambiente, uma ligação incrível entre as equipas, a organização e os patrocinadores. Penso que devemos estar orgulhosos do que fizemos e motivados para continuarmos a crescer», resume Rui Loureiro, da Doctorsport, organizadora do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

A dimensão atingida pelo Lusiaves Figueira Beach Rugby International pode ainda ser aferida não só pelo elevado número de pessoas – entre atletas e espectadores – que conseguiu atrair à cidade da Figueira da Foz, mas também pelo contributo positivo para a região enquanto marca e para o retorno dos patrocinadores

«Acarinhamos este evento desde a sua génese porque entendemos que ele contribui para a projeção da Figueira da Foz e da sua oferta. Ficamos, por isso, muito satisfeitos com o seu crescimento de ano para ano e com a sua afirmação como uma referência a nível europeu», afirma João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

«Começámos por apoiar este torneio por ser um evento da região, mas é com orgulho que o vemos ganhar notoriedade nacional e internacional. A Lusiaves identifica-se com o râguebi porque, apesar de não ser um desporto de massas, tem valores que partilhamos. Esta é, sem dúvida, uma parceria para manter», refere Ruben Claro da Fonseca, administrador da Lusiaves.

O Lusiaves Figueira Beach Rugby International 2014 decorreu entre os dias 12 e 13 de julho, na praia de Buarcos, na Figueira da Foz. Tratou-se da quinta edição deste torneio, que juntou 50 equipas de Portugal, França, Inglaterra, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Holanda. A organização do torneio foi da DoctorSport, tendo como main sponsor a Lusiaves e o apoio institucional da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

Torneio masculino

1º Ovale Beach Rugby Marseille (França)

2º Direito

3º CDUL

4º Académica

5º Gent Magnets (Bélgica)

6º Belenenses

7º Astures Celtas (Espanha)

8º Caparica Sharks

9º Técnico

10º Benfica

11º Os Ingleses (Espanha)

12º Ferrol (Espanha)

13º RC Loulé

14º RC Lousã

15º Breda Bandits (Holanda)

16º Pementos (Espanha)

17º Electromoitense Bairrada

18º RC Coimbra

19º Agrária

20º A Esmorga (Espanha)

21º RU Aveiro

22º Figueira Rugby

23º Rugby S. Miguel

24º RC Leiria

25º Viry (França)

26º Braga Rugby

27º Naval

28º Zafra (Espanha)

29º Badajoz (Espanha)

30º Walferdange (Luxemburgo)

31º Perla 6 (Espanha)

32º Sandy Ballers (Inglaterra)

Torneio feminino

1º Benfica

2º Dragonflyer’s (França)

3º Gazellen (Bélgica)

4º SC Porto

5º St. Pauli (Alemanha)

6º Tondela

7º Agrária

8º Braga Rugby

9º Benfiquinhas

10º Margrieten (Holanda)

11º Técnico

12º Caldas

13º Bairrada

14º CRAV

15º Walferdange (Luxemburgo)

16º Ourense (Espanha)

17º RU Aveiro

18º Vigo (Espanha)

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE