Saúde

Ouvir música pode aliviar o enjoo durante as viagens

Notícias de Coimbra | 45 minutos atrás em 07-10-2025

Ouvir música alegre ou suave pode aliviar significativamente os sintomas de enjoo em viagens, segundo um novo estudo científico.

Se sofre de enjoo durante viagens, pode ter encontrado uma solução inesperada: música.

Investigadores chineses descobriram que determinados estilos musicais podem ajudar a aliviar os sintomas de enjoo causados pelo movimento, como acontece durante viagens de carro, barco ou avião. Publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, o estudo revela que músicas alegres ou suaves são mais eficazes para a recuperação do que músicas tristes ou demasiado intensas.

PUBLICIDADE

“O enjoo afeta significativamente a experiência de viagem para muitas pessoas, e os medicamentos existentes muitas vezes têm efeitos secundários, como sonolência”, explica o Dr. Qizong Yue, autor principal e investigador na Southwest University, na China. “A música representa uma estratégia de intervenção não invasiva, de baixo custo e personalizada.”, afirma.

Para testar se a música pode ajudar a aliviar o enjoo, investigadores usaram um simulador de condução para provocar mal-estar em 30 voluntários com histórico de enjoos em viagens. Equipados com eletroencefalogramas (EEG), os participantes foram divididos em seis grupos: quatro ouviram diferentes estilos musicais (alegre, suave, apaixonada e triste), um grupo não ouviu música e outro teve o simulador interrompido antes de sentirem enjoo.

Após a indução do mal-estar, os voluntários ouviram música durante 60 segundos e avaliaram os sintomas. A música alegre foi a mais eficaz, reduzindo o enjoo em 57,3%, seguida da música suave (56,7%). A música apaixonada teve efeito moderado (48,3%) e a música triste foi menos eficaz do que não ouvir nada (40% contra 43,3%).

O EEG revelou que o enjoo altera a atividade cerebral no lobo occipital e que a recuperação está associada ao retorno dessa atividade ao normal, sobretudo com música alegre ou suave. Segundo os investigadores, músicas calmas ajudam a relaxar e reduzir a tensão, enquanto músicas alegres distraem e ativam zonas de recompensa do cérebro. Músicas tristes, por outro lado, podem agravar o desconforto.

Apesar dos resultados positivos, os cientistas destacam que a amostra foi pequena e que mais estudos, em condições reais e com diferentes perfis musicais, são necessários. Ainda assim, recomendam música alegre ou suave como estratégia simples para aliviar o enjoo em viagens.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE