Região

“Ouvi os estrondos e vim a correr para a rua”. Incêndio numa casa desaloja idosa em Miranda do Corvo (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 18-03-2023

“Eu ouvi os estrondos e vim a correr para a rua”, são as palavras de aflição de Clotilde Carvalho que foi quem deu o alerta, por volta das 17:00, para o incêndio na casa da vizinha, Generosa Almeida, de 86 anos.

PUBLICIDADE

Um fogo deflagrou numa habitação, na Rua da Costa, na localidade de Lamas, no concelho de Miranda do Corvo na tarde deste sábado, 18 de março. 

Na residência, vivia apenas a idosa, de 86 anos que tem três filhos, mas são emigrantes. “A Generosa estava em minha casa quando se deu o fogo. Ouvi uns barulhos, saí à rua e vi o fumo negro. Só tive tempo de gritar e de ligar para os bombeiros”, contou ao Notícias de Coimbra Clotilde Carvalho, vizinha da octogenária que vive a duas casas de distância.

PUBLICIDADE

publicidade

O fogo deixou a habitação sem condições de habitabilidade que, por ter os interiores em madeira, ficou totalmente destruída. A casa de dois pisos, com rés-do-chão e primeiro andar, “estava tomada pelas chamas” à chegada dos operacionais e “já nada havia a fazer”, contou ao NDC Fernando Jorge, comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

As chamas “foram extintas rapidamente graças à rápida e musculada intervenção dos bombeiros”, mencionou.

PUBLICIDADE

“A idosa está realojada. Está uma assistente social a acompanhá-la e os serviços sociais da Câmara Municipal estão a tratar do problema. Tínhamos já uma unidade hoteleira, mas ela prefere ficar com os vizinhos”, explicou.

Como referiu Fernando Jorge, o incêndio foi extinto rapidamente pelos operacionais, pois também quando souberam “que não estava ninguém em casa o trabalho foi facilitado”.  “A nossa preocupação foi proteger as habitações contíguas que também são antigas”, contou.

As causas do incêndio ainda estão por apurar. A investigação está entregue às autoridades.

No local estiveram mais de 25 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, bem como elementos da GNR que controlaram o trânsito e que registaram a ocorrência. 

Veja o vídeo do NDC:

 

Veja o vídeo do NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE