Primeira Página

Outono traz sol, calor… e ameaça de furacão!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 51 minutos atrás em 22-09-2025

Imagem: depositphotos.com

O outono começa, oficialmente, às 18:19 de segunda-feira, 22 de setembro, mas a terça-feira traz novamente condições meteorológicas mais próximas do verão.

Com a influência do anticiclone a deslocar-se para norte, o vento passa a soprar de leste, trazendo ar mais seco e permitindo a subida das temperaturas, em especial no litoral. Prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nuvens altas durante a tarde, e vento moderado no interior e terras altas, podendo chegar a rajadas de 50 km/h, dá conta a Luso Meteo.

As temperaturas mais elevadas e a baixa humidade noturna mantêm o risco de incêndio muito elevado no Interior, apesar da entrada na nova estação. No mar, esperam-se ondas entre 1 e 2 metros na costa ocidental e água do mar entre 15 e 17ºC, subindo para cerca de 20ºC no Algarve.

PUBLICIDADE

O furacão Gabrielle, atualmente de categoria 1 e localizado a sudeste das Bermudas, poderá intensificar-se nas próximas horas e seguir rumo ao arquipélago dos Açores, de acordo com as últimas previsões do tempo.pt. O sistema ciclónico tropical deverá ganhar força sobre águas atlânticas quentes, podendo atingir a categoria 2 antes de enfraquecer gradualmente na sua aproximação às ilhas.

As previsões mais recentes indicam que o Grupo Ocidental (Flores e Corvo) será o mais afetado entre quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26 de setembro, com rajadas que podem chegar aos 160 km/h, chuva intensa que poderá acumular até 100 mm e ondulação marítima extrema, com ondas que podem atingir os 14 metros. No Grupo Central, o vento poderá chegar aos 100 km/h e as ondas terão entre 7 e 10 metros de altura, enquanto no Grupo Oriental, os efeitos deverão ser menos severos, mas ainda assim significativos, com rajadas de 65 a 85 km/h, precipitação moderada e mar agitado com ondas de até 12 metros.

Apesar da incerteza quanto à trajetória exata e à intensidade com que Gabrielle poderá atingir os Açores, os especialistas alertam para fenómenos meteorológicos adversos em praticamente todo o arquipélago, sobretudo entre quinta e sexta-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE