Coimbra acolhe, este mês de agosto, a quinta obra do projeto “Outdoor ’25”, uma iniciativa da associação P28 que transforma painéis publicitários em suportes de arte contemporânea. Depois de Pedro Valdez Cardoso, Luísa Cunha, José Maçãs de Carvalho e Isabel Baraona, é a vez de Edson Chagas expor a obra “Oikonomos” na fachada lateral norte do Convento São Francisco, na Avenida da Guarda Inglesa.
Edson Chagas, fotojornalista angolano, explora as cidades e o consumismo nas sua obras. Na série “Found Not Taken”, o artista reposiciona objetos abandonados noutros locais das cidades, enquanto noutras séries utiliza máscaras africanas como um tropo para compreender o consumismo em Luanda, a sua cidade natal. A fachada lateral norte do Convento São Francisco, na Avenida da Guarda Inglesa, acolhe, assim, a partir de hoje, 13 de agosto, a sua obra “Oikonomos”.
Edson Chagas representou Angola na Bienal de Veneza de 2013, onde ganhou o Leão de Ouro para o melhor pavilhão nacional. Expôs também no MoMA, Museu de Arte Moderna, e no Museu de Brooklyn, em Nova Iorque. Foi, ainda, nomeado para o Prémio Novo Banco Photo 2015.
PUBLICIDADE
O projeto “Outdoor ’25”, que até outubro vai circular por sete cidades portuguesas, inclui obras de sete artistas visuais, com uma nova proposta a ser revelada mensalmente. Além de Coimbra, o “Outdoor ’25” decorre em Évora, Faro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. Participam neste projeto Cláudia R. Sampaio, Edson Chagas, Isabel Baraona, Isabel Simões, José Maçãs de Carvalho, Luísa Cunha e Pedro Valdez Cardoso.
Criado em 2012, “Outdoor” é um projeto de arte pública que visa democratizar o acesso à criação contemporânea através da apropriação de espaços tradicionalmente publicitários. Este ano, a P28 alargou a rede de painéis de cinco para sete, incluindo agora capitais de distrito do interior do país.
A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes. É uma Associação Cultural sem fins lucrativos que tem como missão a difusão de práticas artísticas contemporâneas e, por inerência ou responsabilidade social e cultural, a arte na experiência de doença mental.
Mais informações sobre o artista e a obra disponíveis em https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/edson-chagas-oikonomos e https://www.baiga-magazine.com/oikonomos/.
PUBLICIDADE