Coimbra

Ourivesaria Costa reconhecida como entidade de interesse histórico e cultural

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-10-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, dia 03 de outubro, uma proposta de reconhecimento da Ourivesaria Costa como entidade de interesse histórico e cultural ou social local. O executivo municipal já tinha aprovado, na sua reunião de 13 de junho, a intenção de candidatura da Ourivesaria Costa, tendo a decisão sido submetida a um período de consulta pública que terminou sem que desse entrada nos serviços municipais qualquer participação. 

PUBLICIDADE

A Ourivesaria Costa, instalada no número 153 da rua Ferreira Borges, em plena Baixa da cidade, vai ser reconhecida como loja com história. Segundo os documentos entregues na candidatura, o estabelecimento “foi fundado em 1936 e encontra-se em atividade, ininterrupta, tendo como objetivo o comércio de ouro, prata e relógio”. Recorde-se que, na Reunião de Câmara de 13 de junho de 2022, o executivo municipal já tinha aprovado a intenção deste reconhecimento.

Este estabelecimento preenche, assim, todos os requisitos que lhe permitem obter a denominação de “entidade de interesse histórico e cultural ou social local”, tais como, a título de exemplo, a longevidade, significado para a história local, função histórica, cultural e social, acervo próprio e existência como referência local, entre outros.

PUBLICIDADE

Reconhecida pelos seus anéis de curso, a Ourivesaria Costa forneceu gerações de pessoas licenciadas e doutoradas com anéis e pastas de luxo. Tendo como logotipo a Torre da Universidade de Coimbra, esta é uma marca identitária facilmente reconhecida.

Segundo a análise de candidatura, “é a Ourivesaria mais antiga da cidade de Coimbra, proprietária de objetos artísticos exclusivas, como a matriz de um cristo em pau preto e prata”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal já reconheceu 25 entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE