Economia

+ ou – Centro?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-06-2014

O montante dos projetos financiados pelo Programa Operacional Regional do Centro (2007-2013) que ainda falta executar ascende a 500 milhões de euros, revelou hoje a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC).

PUBLICIDADE

Ana Abrunhosa disse à agência Lusa que os projetos nesta situação “são sobretudo de empresas e entidades do sistema científico e tecnológico”, como universidades e outras instituições do ensino superior.

Por outro lado, dos 4.541 projetos apoiados pelo programa Mais Centro, no âmbito da programação financeira de seis anos que está a terminar, “quase mil estão por encerrar”.

PUBLICIDADE

Até junho do próximo ano, as equipas do Mais Centro vão estar sob “grande pressão”, trabalhando em simultâneo com “o que falta executar” (500 milhões de euros) e no encerramento de projetos, a fim de cumprir prazos e, se possível, canalizar os fundos sobrantes para uma “bolsa de projetos” que poderão ainda beneficiar dos apoios comunitários, segundo Ana Abrunhosa.

“Isto exige um redobrado trabalho de acompanhamento e monitorização, com visita das equipas aos locais”, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Abrunhosa falava no final da nona reunião da Comissão de Acompanhamento do Mais Centro – 2007-2013, realizada no auditório da CCDRC, em Coimbra.

No fim de maio, a Comissão Regional contabilizava 2,7 mil milhões euros de “investimento total apoiado” no centro do país com verbas da União Europeia, com destaque para os 1,7 mil milhões de euros de projetos comparticipados pelo FEDER – Fundo de Desenvolvimento Regional, através do Mais Centro.

A taxa de execução rondava os 74%, de acordo com dados da CCDRC divulgados aos jornalistas.

Na reunião desta tarde, presidida por Ana Abrunhosa, a Comissão de Acompanhamento, que integra dezenas de entidades, aprovou o relatório de execução anual de 2013 do Mais Centro e fez um ponto de situação da realização do programa.

As comunidades intermunicipais exigiram “ser mais envolvidas” na próxima programação financeira, no período de 2014-2020, “o que lhes foi garantido”, afirmou a presidente da CCDRC.

Os apoios do Mais Centro já permitiram criar 1.450 postos de trabalho, de acordo com a Comissão de Coordenação Regional.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE