Região

Óscar tenta estragar a festa… Mas”nada derruba os arganilenses”

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 08-06-2023

Um dos eventos mais esperados do ano em Arganil, está de regresso até domingo (11 de junho) para a sua 16.ª edição.

PUBLICIDADE

A Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica teve a visita oficial cancelada, bem como a programação musical do primeiro dia, devido “às recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que apontavam para um agravamento das condições meteorológicas durante o final de tarde, início de noite”, salientou, esta quinta-feira, 8 de junho, o presidente da autarquia.

“O certame junta o melhor da gastronomia típica das freguesias do concelho, à música, à tradição e ao convívio e conta nesta edição com 13 tasquinhas”, sublinha Luís Paulo Costa.

PUBLICIDADE

O início para as festividades estava marcado para as 17:30, mas o mau tempo atrasou os preparativos dos arganilenses, que unidos e defendendendo as suas associaçãos preparavam as mesas, os petiscos para servir aos visitantes que iam chegando a conta gotas ao Paço Grande.

“O Óscar ainda tentou estragar a festa, mas não conseguiu. Não há quem nos derrube, resistimos a tudo”, atirou Fernanda Fontinha, enquanto colocava o coscorel a fritar. Trata-se do doce tradicional da  freguesia de Pomares, realça, sublinhando que na tasquinha dinamizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva há várias iguarias para degustar, onde não faltam os torresmos ou a chanfana.

PUBLICIDADE

publicidade

” A boa gastronomia do concelho de Arganil não vai faltar nos vários stands até domingo”, garante Tiago Mota, administrador do Centro Social Paroquial de Coja, que em parceria com o Rancho Infantil e Juvenil aceitaram o convite da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva para participar no evento.

A Donanna também mostra o Gin do Açor, que nasceu após os incêndios de 2017 nessa serra, como explicou Ana Maria Brito, gerente da empresa familiar de Coja, que se dedica aos doces e licores tradicionais.

Já na tasquinha do Centro Social da Freguesia de Cepos encontramos Cristina Martins, Lurdes Filipe e Maria Alice de volta das tradicionais filhós dos cepos.

O certame conta com a participação de todas as Juntas e Uniões de Freguesias, às quais, através das suas associações e coletividades, cabe a responsabilidade de dar a conhecer os sabores do património gastronómico local.

À gastronomia junta-se a música tradicional e a etnografia, através da atuação dos vários grupos culturais do concelho.

Refira-se que no dia 10 de junho, haverá um encontro de Produtores de Bucho denominado “O Bucho, enquanto símbolo identitário do concelho de Arganil”.

Veja a fotogaleria, mais fotografias no facebook:

Veja os vídeos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE