Coimbra

Os Verdes questionam Governo sobre corte nos apoios a Centro da Lousã

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-02-2014

Os Verdes pretendem saber se a diminuição de financiamento ao Centro de Recursos para a Inclusão da Associação de Recuperação dos Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) vai afetar a qualidade dos serviços prestados aos alunos com necessidades educativas especiais.

PUBLICIDADE

O corte de 50 por cento do apoio financeiro motivou a redução do número de terapeutas especializados verificada no início do ano letivo, que está a afetar 183 crianças com necessidades educativas especiais dos agrupamentos escolares dos municípios de Lousã, Góis, Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra, apoiados pelo Centro de Recursos da ARCIL.

Numa pergunta ao Governo, formalizada através da Assembleia da República, o deputado do partido Os Verdes José Luís Ferreira questionou se “a redução dos apoios não será um retrocesso na inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidade na comunidade”.

PUBLICIDADE

“Qual a verba anual disponibilizada pelo ministério da Educação e Ciência para os Centros de Recursos para a Inclusão existentes no país desde 2009 e qual o valor previsto para o ano letivo de 2014/2015”, perguntou ainda o parlamentar.

José Luís Ferreira considera que o corte dos apoios “constitui um retrocesso para a inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidade na sociedade, já que esta redução orçamental reflete-se na falta de acompanhamento às crianças com necessidades educativas especiais, por técnicos especializados, nomeadamente terapeutas, psicólogos e fisioterapeutas”.

PUBLICIDADE

Mais de 5.500 pessoas dos concelhos afetados assinaram um abaixo-assinado entregue no dia 19 de novembro ao Ministério da Educação e à Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia para que sejam revistos os critérios de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE