Coimbra

Os Verdes questionam Governo sobre abertura ao trânsito da estrada da sua cor

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-02-2014

O partido Os Verdes anunciou hoje a entrega de uma pergunta na Assembleia da República a questionar o Governo sobre a reabertura da Estrada Nacional 110, na zona de Penacova, encerrada desde 15 de janeiro devido a duas derrocadas.

PUBLICIDADE

A EN 110, que liga Penacova a Coimbra, ao longo da margem direita do rio Mondego, está cortada ao trânsito há cerca de três semanas devido a duas derrocadas na zona de Foz do Caneiro, afetando, além desta localidade, as de Rebordosa e Chelo.

“O bloqueio da via constitui um enorme constrangimento para a população, sobretudo de Foz do Caneiro, Rebordosa e Chelo, que usava diariamente a via nas deslocações, sobretudo para trabalho, entre Penacova e Coimbra”, refere o deputado José Luís Ferreira, autor da pergunta ao Governo, segundo uma nota do partido Os Verdes.

PUBLICIDADE

Salientando que as alternativas “são mais inacessíveis, perigosas e mais dispendiosas aos utilizadores”, aquela força partidária considera que o corte da via “exige uma solução célere que permita a reabertura na EN 110”.

“A população receia que este transtorno persista por largo período, dificultando as deslocações diárias, já que a perceção da Estradas de Portugal. S.A. é que no imediato a grande instabilidade dos terrenos impede que se proceda à simples retirada das pedras sob pena de ocorrerem mais deslizamentos'”, lê-se no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na pergunta formalizada ao Governo, tendo como destinatário o ministro da Economia, Os Verdes questionam “para quando estão previstas as obras, a remoção dos detritos e a respetiva abertura à circulação da EN 110 e se estão identificadas as áreas de risco, prevendo a dinâmica natural das vertentes”.

O partido pergunta ainda se a empresa Estradas de Portugal “tem realizado, anualmente, na EN 110, trabalhos preventivos e respetiva monitorização da via, nomeadamente no que concerne à remoção de rochas suscetíveis de deslizar ou provocar desmoronamentos”.

O PCP de Penacova anunciou também hoje que vai levar à Assembleia da República o caso da derrocada que cortou ao trânsito a ligação do concelho a Coimbra.

Os comunistas vão “exigir ao Governo que cumpra as suas obrigações na manutenção da estrada e na preservação da segurança dos utentes, aplicando bem o dinheiro que nos leva nos impostos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE