Educação

“Os Super Saudáveis” nas scolas da região

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-11-2021

O programa de educação alimentar “Os Super Saudáveis”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no ano letivo 2021/22, fez chegar às escolas da Região Centro, até ao momento, 10.880 kits (distribuídos entre alunos e professores), através do Núcleo regional do Centro (NRC) da Liga.

PUBLICIDADE

A iniciativa é dirigida a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição, tendo sido vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar. No ano letivo que agora se inicia, o NRC já regista a participação de cerca de 6 mil alunos, das 188 escolas intervenientes no projeto, localizadas nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

O programa educativo alimentar contempla a realização das duas fases do projeto: Fase 1 (que inclui 15 cartas, de almoço e lanche), e a Fase 2 (que acrescenta 5 novas cartas de lanche). Está também prevista a realização de uma cerimónia final de entrega de diplomas.

PUBLICIDADE

Até ao momento, a apresentação do programa englobou a realização de 76 reuniões com Câmaras Municipais; 28 reuniões de implementação do programa; e a realização de 4 ações de formação acreditada, destinada a professores e assistentes operacionais (com nova ação já agendada para Oliveira de Frades).  De salientar, ainda, a importante fase de preparação dos voluntários do NRC sobre “Os Super Saudáveis”, realizada entre março e maio de 2021, através de 12 sessões de formação online, onde participaram 189 formandos (voluntários).

O papel mais ativo dos voluntários comunitários na apresentação do projeto “Os Super Saudáveis” nos diversos contextos regionais do Centro, vem na senda da promoção de sinergias que permitam aumentar o impacto desta iniciativa, e no sentido de fortalecer a presença voluntários do NRC nas comunidades locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar do projeto poder iniciar em qualquer altura do ano, algumas escolas optaram por associar o lançamento do projeto ao Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, enquanto outras, preferiram associar o projeto, ao dia 8 de novembro, Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis.

As inscrições estão disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis-fase1

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE