Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Os sonhos do senhor Reitor

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-06-2014

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, destacou hoje que Coimbra é uma marca de Portugal e do mundo lusófono e um símbolo central da língua portuguesa e da sua cultura.

PUBLICIDADE

“Coimbra é uma marca reconhecida no mundo, não só pelo seu património físico, mas pelo que imaterialmente representa”, sublinhou o reitor, na sessão comemorativa do primeiro aniversário da passagem da Universidade – Alta e Sofia a Património Mundial da UNESCO.

João Gabriel Silva salientou ainda que a “nossa diferenciação só pode ser profundamente baseada naquilo que nos trouxe a classificação”, pelo que a Universidade deve “aproveitar o que nos diferencia”.

PUBLICIDADE

publicidade

No final, em declarações aos jornalistas, o reitor deu conta de uma reunião de trabalho que decorreu antes da sessão comemorativa, em que participaram o secretário de Estado da Cultura e o presidente da Câmara de Coimbra, bem como responsáveis de outras entidades ligadas ao processo.

“Foi uma reunião para revisão do que está em curso e uma reafirmação muito forte, muito enfática do trabalho em conjunto. O que é mais essencial é que de facto todos puxemos a ‘carroça’ na mesma direção, se todos puxarmos com força fazemos muitas coisas, algumas já estão a acontecer”, referiu.

PUBLICIDADE

“Existe vontade de construir em conjunto, o que é decisivo”, acrescentou.

Durante a cerimónia, na qual o secretário de Estado acabou por não discursar devido a apupos de um grupo de manifestantes, o presidente do município de Coimbra desafiou o Governo a criar uma linha de apoio no próximo quadro comunitário para as áreas classificadas como património.

Questionado com esta proposta pelos jornalistas, o secretário de Estado da Cultura respondeu laconicamente que iria dar “partilhar essa preocupação com os colegas do Governo”.

O autarca Manuel Machado anunciou ainda a abertura de uma ligação entre o Parque Verde do Mondego e a Universidade de Coimbra, com passagem pelo Jardim Botânico, que será alvo de protocolo entre as duas entidades a ser assinado no feriado municipal de 04 de julho.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com